Imprimir vista previa Cerrar

Mostrando 21 resultados

Descripción archivística
Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação Unidad documental simple
Imprimir vista previa Ver :

Eleições BAD 1989-2007

Documentação do processo eleitoral para os corpos gerentes da BAD dos triénios 1994-1996 e 1996-1998 incluindo informações sobre o processo eleitoral, composição das listas, declarações de integração dos órgãos, abaixo-assinados para subscrever as listas, linhas programáticas, composição das listas.

Documentação referente ao processo eleitoral para os corpos gerentes da BAD para o mandato de 1990-1991 incluindo composição da lista B, com as suas linhas de orientação, envio de manifesto referente à linha de ação da BAD antes das eleições, correspondência com resultados das eleições.

Documentação do processo eleitoral para os mandatos de 1990-1991, 1996-1998, 1999-2001, 2002-2004 e 2005-2007 dos corpos sociais e dos órgãos nacionais incluindo programa das listas candidatas, quadro cronológico as eleições, titulares dos órgãos nacionais e composição do Conselho Técnico de 2005/2007, introduções às listas de 1990-1991 e 1996-1998, processo eleitoral para os corpos gerentes do 1999-2001 incluindo circular informativa dos resultados, envio de lista de sócios proponentes, programa de ação da lista, declarações de aceitação de cargos e de subscrição de lista; processo eleitoral para os órgãos nacionais do triénio de 2005-2007 incluindo notas biográficas, circular informativa, subscrição às listas candidatas, declarações de aceitação de cargos, composição dos órgãos após eleição, contactos da lista candidata, lista de sócios proponentes.

Sin título

Gestão das Delegações Regionais - Centro & Sul

Correspondência financeira da Delegação Regional do Centro destacando-se os seguintes assuntos: envio de cheques, encargos em dívida, pagamentos, encargos em dívida, entre outros; atas de reunião do conselho fiscal da BAD-Centro e atas da Assembleia Geral da BAD-Centro, atas de reuniões do Conselho Diretivo Regional, com convocatórias, ordens de trabalho, pedidos de dispensa das reuniões; planos de atividade dos anos de 2004, 2006, 2008, 2009 e 2010 e correspondência de envio; relatórios de atividades, balanço e contas e correspondência de envio dos mesmos dos anos de 1999 até 2009; regulamento da BAD/Centro; processo eleitoral para 2005-2007 com carta aberta aos associados, informações do Conselho Diretivo Nacional (CDN), manifesto eleitoral da lista, lista de votantes, processo eleitoral para 1994-1996 e 1996-1999 com lista de 1994 e programa da lista de 1996; envio de lista de sócios com quotas em atraso.

Documentação da Delegação Regional do Sul incluindo ainda correspondência financeira destacando-se os seguintes assuntos: envio de cheques, encargos em dívida, pagamentos, encargos em dívida, informações comuns a todas as Delegações, entre outros; incluindo ata do Conselho fiscal da BAD/Sul com anexos financeiros, correspondência sobre ata nº7 do Conselho Diretivo Nacional (CDN); planos setoriais dos anos de 1996, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2009 e 2010; relatórios de atividade, relatórios e contas dos anos de 1995, 1997, 1998, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009, balancetes e correspondência de envio da documentação; regulamento da BAD/Sul de 1997; e, resultado das eleições para a Comissão Permanente do triénio de 1999-2001,processo eleitoral para os corpos sociais da Delegação com ata da Assembleia Nacional onde os mesmos foram eleitos e respetiva correspondência de envio; processo de convocatória para reunião de constituição da Delegação, proposta de formação da Delegação; regulamentos da Delegação de 1994 e correspondência de envio. Documentação da Delegação Regional dos Açores incluindo plano de atividades para o ano de 1999.

Sin título

Ações de formação 1977-2010

Documentação de diversas ações de formação incluindo seminário sobre "Animação de Bibliotecas Públicas" com programa; colóquio sobre o "Curso de Preparação de Técnicos Auxiliares de Bibliotecas e Serviços de Documentação" com conclusões e recomendações; seminário "Banco de Dados" com programa; curso de digitalização; curso de preservação; workshops incluindo powerpoints, lista de presença, faturas, regulamento do fundo de apoio à comunidade científica de 1996, despesas previstas, fichas de inscrição, certificados, planos anuais de formação, programas das diferentes formações, seminários, cursos, com lista de participantes e respetivos contactos, planos, pautas de avaliação das formações, lista de ações de formação de curta duração, entre outros.

Documentação do curso de "Digitalização de Documentos de Biblioteca e Arquivo" incluindo resposta ao questionário da ação de formação. Documentação referente ao seminário "Bibliotecas Portuguesas na Europa" incluindo divulgação do seminário, programa, questionário para seleção de participantes com respostas e documento de apoio "Plano de Acção para Bibliotecas: Directrizes e Critérios para Projectos".

Sin título

Parcerias nacionais - Terminologia Científica e Técnica, LOB, código de ética & outros

Documentação do grupo de trabalho pertencente ao projeto da Terminologia Científica e Técnica da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Informação Científica e Técnica (INCITE) incluindo informação referente a reunião com documentação do projeto a exemplo de patente, plano de ação e respetivo resumo, work plan, envio de questionários com respetivas respostas, correspondência de envio, convocação de reuniões plenários do GT com respetivos anexos, a exemplo de documentação contabilística e relatório de atividades, entre outros.

Documentação do grupo para a elaboração da Lei Orgânica dos Serviços de Biblioteca, Arquivo e Documentação (LOB) incluindo correspondência, convocatórias a reuniões, preparação da LOB, envio da mesma ao Ministério da Cultura, entre outros.

Documentação de colaborações nacionais incluindo "Proposta de Normas para a Elaboração da Lista Nominativa da Biblioteca Nacional de Lisboa"; reforma global da legislação regulamentadora do funcionamento dos museus; proposta para a reestruturação do serviço de bibliotecas da Câmara Municipal de Lisboa; reunião de diretores dos serviços de documentação das universidades com a Comissão das Bibliotecas Universitárias, entre outros.

Documentação para elaboração e aprovação de um código de ética para os profissionais de informação em Portugal incluindo relatório da Comissão Ética para os Profissionais de Informação em Portugal, sessão "O Código de Ética para os Profissionais da Informação em Portugal organizado pela BAD, Associação para a Gestão de Informação (INCITE) e APDIS, com fichas de inscrição, anteprojeto de Código de Ética para os Profissionais da Informação em Portugal, press release sobre o Código de Ética, apresentação da Comissão, adenda ao protocolo de colaboração, textos de apoio, resultados do inquérito sobre censura, relatório do Encontro Internacional de Ética na Informação, protocolo entre BAD, INCITE e APDIS, entre outros.

Sin título

I ao VIII Congressos BAD

Documentação de Congressos da BAD incluindo volumes de atas do I, VI e VII Congressos (com participantes, programas, regulamento, entre outros), listas de participantes do I, II, III, IV, V, VI e VII Congressos e quadro cronológico dos Encontros e Congressos da BAD.

Documentação do VI e VII Congressos, incluindo projeto do VII Congresso, comentários a comunicações, programa do VI Congresso, divulgação do VI Congresso, mapa ExpoBAD, envio de artigo para o VI Congresso, entre outros.
Documentação do II Congresso Nacional da BAD com o tema "A integração europeia: um desafio à informação" realizado em Coimbra, incluindo fotografias, circulares informativas.

Documentação do V Congresso Nacional da BAD com o tema "Multiculturalismo: arquivos, bibliotecas e serviços de informação" realizada em Lisboa em 1994, incluindo resumos das comunicações, lista de participantes, catálogo da ExpoBAD, programa.
Documentação referente ao IV Congresso BAD com o tema "Informação, Ciência, Cultura: Bibliotecas e Arquivos para o Ano 2000" que se realizou em Braga, incluindo divulgação do evento e do respetivo programa e panfleto, moção e texto "Pelos nossos direitos!", correspondência com envio das comunicações.

Documentação do VII Congresso BAD com o tema "Informação: o desafio do futuro" realizado no Porto em 2001, incluindo envio de proposta de Congresso à Câmara Municipal do Porto para obtenção de apoio; seminários pré-congresso EAD e Dublin Core, incluindo inscrições, lista de formas de pagamento, programa, lista de presenças, avaliação do seminário EAD.

Documentação do VIII Congresso BAD que teve tema "Nas Encruzilhadas da Informação e da Cultura: (Re)Inventar a Profissão" realizado no Estoril em 2004, incluindo procura do local para realização do mesmo com correspondência com Hotel Altis, Pavilhão Atlântico, Centro de Congresso da AIP, Centro de Congresso do Estoril e Centro Cultural de Belém com propostas de orçamentos para aluger dos espaços e mapas, memorando com diligências relativas à seleção de instalações para o Congresso.

Sin título

Encontros, Fóruns, Conferências e diversos eventos 1965-2008

Documentação do 3º Encontro de Bibliotecários de Língua Portuguesa incluindo lista de participantes e quadro cronológico dos Encontros e Congressos da BAD.

Documentação do IV Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas incluindo editorial, lista de participantes e quadro cronológico dos Encontros e Congressos da BAD.

Documentação do 1º Encontro dos Bibliotecários e Arquivistas Portugueses incluindo ordem dos trabalhos das secções e lista de participantes.

Documentação referente a diversos eventos internacionais incluindo VII Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Portugueses de 1979 com conclusões a serem divulgadas por uma Comissão Permanente da BAD; documentação da BIBLIOMEDIA (Associação de Bibliotecas para a Cooperação) com documentação referente à sessão solene realizada na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, coincidindo com as comemorações do 1º centenário da morte de Camilo Castelo Branco (com programa de encerramento das mesmas) com discurso de abertura, lista de convidados, programa da visita do Presidente da República - Dr. Mário Soares -, dossier de imprensa e documentação legal; ata da 2ª reunião do Fórum dos Arquivistas Lusófonos; carta de Lisboa referente às conclusões ao I Encontro de Bibliotecários de Língua Portuguesa que ocorreu durante o III Congresso BAD; informações referentes à cooperação entre ICP e Fundação Aga Khan em África e informação sobre a Organização não Governamentais Portuguesas para a Cooperação e Desenvolvimento.

Documentação de diversos eventos incluindo 3ª reunião do Fórum dos Arquivistas Lusófonos que foi realizado em Cabo Verde em 1995 incluindo correspondência organizadora; V Encontro dos Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas Portugueses incluindo comunicação de Maria Manuela Cruzeiro; Encontro Nacional dos Trabalhadores da Carreira BAD que decorreu em Lisboa no IST; Fórum dos Arquivistas Lusófonos organizado pela Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB) incluindo preparação do projeto "Boletim Informativo do Fórum dos Arquivistas Lusófonos", ata de reunião de arquivistas de países de língua Portuguesa; III Encontro Luso-Espanhol de Centros de Documentação Especializados em Comunicação Social realizado em Viana do Castelo incluindo comunicação de Nuno Rossiná Rosado; sessão de apresentação do livro "Regras de Catalogação" que se realizou no Arquivo Distrital do Porto a 27 de junho de 2008 incluindo lista de participantes, lista de reservas do livro, certificados de presença, preçário da apresentação; relatório da Comissão Organizadora da Conferência Nacional sobre Formação e Carreiras BAD; ENCONTROS (com panfleto do V Encontro Regional de Informação: Valor Universal, carta sobre os I, II e III Encontros Internacionais de Bibliotecários de Língua Portuguesa); FÓRUNS com atas da II reunião do Fórum dos Arquivistas Lusófonos, entre outros); e CONFERÊNCIAS (com relatórios da Comissão Organizadora da Conferência Nacional sobre Formação e Carreiras BAD e correspondência sobre a exposição comemorativa dos 25 anos da BAD).

Sin título

Correspondência - ICA, Conselho Superior de Bibliotecas, EURBICA, Biblioteca Nacional de Angola, AECIDOC de Moçambique

Correspondência com entidades internacionais para colaboração destacando-se os seguintes assuntos: com o Conselho Superior de arquivos (ICA) sobre renovação de membro, curso de técnicos profissionais de arquivos com módulos e conteúdos, reuniões com atas, projeto de cursos, recomendações para gestão de documentos de arquivo eletrónicos; com o Conselho Superior de Bibliotecas sobre diploma que regulamenta o Decreto-Lei do Depósito Legal, reuniões, documentação de trabalho sobre formação de bibliotecários, bibliotecas públicas; EURBICA sobre The International Congress on Archives; com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa de Guiné-Bissau ocupação militar nos arquivos; com a Biblioteca Nacional de Angola para solicitação de apoio para formação em estágio; com a AECIDOC de Moçambique para cooperação; com o ICA sobre convites para a assembleia EURBICA e para outros eventos, eleições no ICA, projeto de estatutos para submissão à 15ª Assembleia geral do ICA, convites a reuniões, com o IASL; com diversas entidades para participação em eventos.

Sin título

Tomadas de posição 1996-2011

Documentação referente a tomadas de posição incluindo sumário das intervenções realizadas em diversos eventos entre 1994-2001; "A situação da Formação Profissional e as Necessidades Nacionais de Técnicos Profissionais de Biblioteca e Documentação e de Técnicos Profissionais de Arquivo com proposta de despacho conjunto relativo ao artigo 10º do DL nº 247/91, de 10 de junho; análise da situação geral da associação pelo vice-presidente José Pina Falcão; propostas de valorização das carreiras de pessoal específicas das áreas de biblioteca e documentação e arquivo para o Secretário de Estado da Administração Pública, abaixos-assinados enviados à BAD, cartas de associados com reflexões de tomadas de posição em relação às carreiras profissionais; posição da Associação Nacional dos Funcionários das Universidades Portuguesas (ANFUP) sobre o projeto de estatuto profissional dos trabalhadores não docentes; situação de carreiras de informática e do serviço social; lista de iniciativas da associação dirigidas ao governo e respostas obtidas sobre as carreiras profissionais B.A.D.; iniciativas de divulgação e debate dirigidas aos associados sobre carreiras B.A.D.; posições dos sindicatos a exemplo do acordo salarial do SINTAP e da "Proposta de reestruturação e valorização: regime de carreiras dos trabalhadores de bibliotecas e documentação e de arquivos" da federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública, entre outros.

Tomada de posição contra a perda de direto gratuito de empréstimos em bibliotecas portuguesas incluindo correspondência a contestar com o Partido Comunista Português (PCP) e baixo-assinado e tomada de posição sobre a criação do Curso de Especialização Tecnológica de Documentação e Informação, portaria nº 989/99, de 3 de novembro e portaria nº 392/2002, de 12 de abril que regulamentam os cursos de especialização tecnológica, circulares e ofícios com informações sobre os CET - formação pós-secundária para o aprofundamento do nível de conhecimento no domínio da formação base a nível de competências pessoais e profissionais, entre outros.

Tomada de posição Pública da BAD relativamente ao conteúdo da portaria n.º 76/2011, de 15 de fevereiro, que no ponto 2, do art. 2º, define que o Professor-Bibliotecário deve assegurar a lecionação de uma turma incluindo nota de imprensa e ofertas da biblioteca.

Inclui ainda criação de uma ORDEM PROFISSIONAL das atividades de Biblioteca, Arquivos e demais serviços Especializados de Informação com envio de documento "Autonomia e Qualidade" - que é um documento orientador das políticas para o ensino superior com recortes de jornal, legislação, entre outros.

Sin título

Cursos de Preparação de Técnicos Profissionais. Pasta 1

Documentação do 11º Curso de Preparação de Técnicos Auxiliares de Arquivo (CPTA/A) incluindo pauta de classificações, notas finais, testes de avaliação, correspondência sobre validade e divulgação do curso; 28º Curso de Técnicos Auxiliares de Bibliotecas e Serviços de Documentação (CPTA/BSD) incluindo classificação final e programa; 64º CPTA/BSD incluindo pautas de classificação dos módulos; 65º CPTA/BSD incluindo calendário, lista de monitores, pautas de classificação, lista de participantes, regulamento; 66º CPTA/BSD incluindo pautas de avaliação dos módulos e dos testes; conteúdo programático e finalidades do CPTA/BSD de 2001, conteúdos dirigidos para pessoal não-docente, legislação de suporte, entre outros. Documentação referente aos cursos de Técnicos B.A.D. incluindo despacho que aprova os cursos da APBAD para efeitos de habilitação ao ingresso das carreiras, "projeto relativo à integração nas carreiras de BAD e diminuição do tempo de promoção para tec. Sup de BAD", projeto de decreto-lei para acordo salarial 2001, textos de apoio, correspondência com Presidência da República com revisão de artigos e alíneas, entre outros.

Documentação referente ao Curso Técnico de Biblioteca e Documentação realizado em Faro incluindo documentação do módulo 6: Gestão da Informação em Bibliotecas com as monitoras Rosa Castro de Margarida Vargues incluindo currículo e informação das formadoras, sumários e material de apoio das sessões.

Documentação dos 3º e 4º Cursos técnicos profissionais de Biblioteca e Documentação que se realizou no Porto incluindo correspondência referente à formanda Josefina Alexandra dos Santos Brito sobre plana responsabilidade da BAD no processo de indeferimento da bolsa financiada pelo Centro de Emprego de Penafiel para a formanda, pedidos de autorização de estágios de formandos do 4º curso, pautas de avaliação de formandos do 3º curso. Inclui memorando referente à formação de Técnicos-Adjuntos de Biblioteca e Documentação e de Técnicos-Adjuntos de Arquivo.

Documentação referente às edições do "curso de preparação de técnicos auxiliares de biblioteca e serviços de documentação" (CPAB) incluindo programa e documentação referente à matéria "Difusão da Informação".

Documentação referente à formação de técnicos para o tratamento de informação histórico-cultural da Associação de Professores de História com o apoio do Fundo Social Europeu e da Secretaria de Estado da Cultura, e aconselhamento da BAD incluindo boletins de inscrição, lista de participantes e de monitores, programa e horário dos cursos, avaliações finais dos formandos, relatório sobre a avaliação dos alunos, regulamento da formação, sumário do curso, avaliação do curso, correspondência referente a certificação.

Documentação referente ao curso de Preparação de Técnicos Adjuntos de Biblioteca e documentação incluindo protocolo assinado, regulamento, boletins de inscrição, lista de participantes, avaliações finais dos formandos, convite a monitora, classificações de estágio profissional.

Documentação referente ao curso de preparação de técnicos auxiliares de biblioteca e serviços de documentação realizado no centro de Documentação e Informação Para o Desenvolvimento (República do Cabo Verde) e em São Tomé e Príncipe incluindo correspondência recebida e enviada com informações (programa e carga horária), pedido de deslocação de uma missão técnica para ministrar o curso em Cabo Verde, pedido de orçamento do curso e respetivo envio.

Sin título

Correspondência recebida e expedida 1969-2006

Correspondência recebida e expedida referente a ações de formação e desenvolvimento pessoal destacando-se os seguintes assuntos: pedidos de esclarecimentos sobre formação, proposta de orçamento, defesas públicas da Prova de Aptidão Profissional (PAP), pedido de parecer sobre materiais de informações e orientação escolar e profissional a produzir no âmbito da Revisão Curricular do Ensino Secundário, convocatórias de reuniões de coordenadores e de trabalho, entre outros.

Correspondência recebida e expedida da BAD destacando-se os seguintes assuntos: convites e resposta para integração do Conselho Técnico da BAD; autenticação da BAD enquanto entidade com utilidade pública; parecer referente aos estatutos; contabilidade; assinatura aos CADERNOS; informação sobre projetos desenvolvidos no estrangeiros; convocação de greve aos trabalhadores de B.A.D., convocada pelo sindicato dos trabalhadores da função pública do sul e açores; orçamento de viagem; informação sobre necessidade de adiar o III Congresso e a reunião de Bibliotecários de Língua Portuguesa; informação referente à situação dos catalogadores no decreto-lei nº 49/410; programa do Dia do Bibliotecário; convocatória Assembleia Geral de 7 de maio de 1974; comunicação de homologação dos estatutos no dia 16 de agosto de 1973; deveres do Bibliotecário-arquivista; agenda da reunião de valorização profissional para discussão dos Estatutos; com o Município de Caminha sobre estágio de Ana maria Veiga Martins; com a Câmara Municipal do Porto para agradecimento de duas inscrições gratuitas para ação de formação "Como Fazer uma Biblioteca Digital"; com o Ministério da Educação para envio da revista escolar "Voz de Amares", entre outros.

Correspondência recebida e expedida da Delegação Regional do Centro destacando-se os seguintes assuntos: informação sobre ofertas de emprego; divulgação de questionário, informação sobre reunião, entre outros.

Correspondência recebida destacando-se os seguintes assuntos: informação sobre cursos; com a biblioteca geral da universidade de Coimbra sobre a distribuição de bio-bibliografia de Jorge Peixoto; com o Ministério de Educação sobre via profissionalizante do 12º ano de escolaridade; envio de cheques; interessados em cursos, lista de participantes de curso, lista de pagamentos de inscrições em cursos; com o reitor da Universidade de Lisboa sobre a reestruturação das carreiras BAD; pagamento de quotas; com o Banco de Portugal para convite em conferência com o tema "Le rôle de l'information economique et financière dans le Banque"; envio de conclusões do 7º Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Portugueses, entre outros.

Sin título

Resultados 1 a 10 de 21