Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1982-09-DD - 2006-12-13 (Produção)
Nível de descrição
Unidade de Instalação
Dimensão e suporte
345 x 120 x 245
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
A 20 de julho de 1972 foi eleita a Comissão mandatada para constituir a BAD constituída por Adriano Andrade, Maria Alice Serrano, Maria José Moura, Maria Manuela Cruzeiro Maria e Rosa Dias Costa. A partir dessa data a Comissão reuniu várias vezes até discutir a constituição e os futuros estatutos da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais de Documentação e Informação (BAD). As referidas reuniões prolongaram-se durante o período de mais de um ano. A 10 de agosto de 1973, um despacho do Secretário de Estado homologa a Comissão Promotora da BAD e seis dias depois um despacho da Direção-Geral dos Assuntos Culturais homologa os estatutos da BAD (publicados no “Diário do Governo” III Série, n.º 296 a 21 de dezembro de 1973).
A 19 de novembro de 1973 lavra-se a escritura notarial de constituição da BAD no 6º cartório de Lisboa e a 7 de dezembro do referido ano, em Coimbra, são eleitos em Assembleia Geral os primeiros corpos regentes. Inicialmente, a sua estrutura orgânica era composta por 3 órgãos: Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal.
Foi convocada uma Assembleia Geral Extraordinária a 26 de novembro de 1974, onde se criou uma imagem mais institucional, consolidou a estrutura organizativa, se promoveram iniciáticas e a Redação dos “Cadernos” foi tornando num órgão oficial da BAD.
A 8 de outubro de 1975 foi criada a Delegação Regional do Centro que só iniciou as suas atividades em 1979, com reunião a 17 de novembro para respetiva estruturação e eleição dos delegados regionais.
A 13 de abril de 1983, foram publicadas as alterações aos estatutos da BAD no “Diário da República” III Série, n. º85.
A 29 de abril de 1983 foi constituída a Comissão instaladora da Delegação Regional do Norte.
Em 1988, o despacho do 1º ministro, professor Aníbal Cavaco Silva, atribuiu à BAD o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública (7 de junho).
Apesar da atividade formadores e das inúmeras ações de formação e cursos organizados pela BAD desde a sua criação, apenas a 15 de dezembro de 1994 é que a Secretaria de Estado da Modernização Administrativa realiza um despacho acreditando a BAD enquanto “Entidade formadora para a administração pública” (Decreto-lei n. º9/94, de 13 de janeiro).
Em 1993, foi criado o Conselho para a ética dos Profissionais da Informação através do Comité para o Código deontológico da BAD, onde foi criado o atual Código de Ética.
A Delegação Regional do Sul foi constituída a 20 de dezembro de 1994 e a Delegação Regional dos Açores surge quatro anos depois, a 30 de setembro de 1998.
Em 2019, foram atualizados os Estatutos de modo a centralizar os órgãos da BAD. Assim, os seus órgãos sofreram as seguintes alterações: o Conselho Diretivo Nacional passa a intitular-se de Conselho Nacional; a Assembleia Geral Regional desaparece, existindo apenas a Assembleia Geral; e os Conselhos Diretivos Regionais de cada Delegação Regional são substituídos por Representantes das NUT’s. Esta estrutura envolve uma maior ligação e centralização da sede da BAD. Foi também neste ano em que a Delegação Regional do Sul se subdividiu em duas – do Alentejo e do Algarve. E, apenas no final do mandato de 2017-2019 foi criada a Delegação Regional da Madeira.
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Documentação do 11º Curso de Preparação de Técnicos Auxiliares de Arquivo (CPTA/A) incluindo pauta de classificações, notas finais, testes de avaliação, correspondência sobre validade e divulgação do curso; 28º Curso de Técnicos Auxiliares de Bibliotecas e Serviços de Documentação (CPTA/BSD) incluindo classificação final e programa; 64º CPTA/BSD incluindo pautas de classificação dos módulos; 65º CPTA/BSD incluindo calendário, lista de monitores, pautas de classificação, lista de participantes, regulamento; 66º CPTA/BSD incluindo pautas de avaliação dos módulos e dos testes; conteúdo programático e finalidades do CPTA/BSD de 2001, conteúdos dirigidos para pessoal não-docente, legislação de suporte, entre outros. Documentação referente aos cursos de Técnicos B.A.D. incluindo despacho que aprova os cursos da APBAD para efeitos de habilitação ao ingresso das carreiras, "projeto relativo à integração nas carreiras de BAD e diminuição do tempo de promoção para tec. Sup de BAD", projeto de decreto-lei para acordo salarial 2001, textos de apoio, correspondência com Presidência da República com revisão de artigos e alíneas, entre outros.
Documentação referente ao Curso Técnico de Biblioteca e Documentação realizado em Faro incluindo documentação do módulo 6: Gestão da Informação em Bibliotecas com as monitoras Rosa Castro de Margarida Vargues incluindo currículo e informação das formadoras, sumários e material de apoio das sessões.
Documentação dos 3º e 4º Cursos técnicos profissionais de Biblioteca e Documentação que se realizou no Porto incluindo correspondência referente à formanda Josefina Alexandra dos Santos Brito sobre plana responsabilidade da BAD no processo de indeferimento da bolsa financiada pelo Centro de Emprego de Penafiel para a formanda, pedidos de autorização de estágios de formandos do 4º curso, pautas de avaliação de formandos do 3º curso. Inclui memorando referente à formação de Técnicos-Adjuntos de Biblioteca e Documentação e de Técnicos-Adjuntos de Arquivo.
Documentação referente às edições do "curso de preparação de técnicos auxiliares de biblioteca e serviços de documentação" (CPAB) incluindo programa e documentação referente à matéria "Difusão da Informação".
Documentação referente à formação de técnicos para o tratamento de informação histórico-cultural da Associação de Professores de História com o apoio do Fundo Social Europeu e da Secretaria de Estado da Cultura, e aconselhamento da BAD incluindo boletins de inscrição, lista de participantes e de monitores, programa e horário dos cursos, avaliações finais dos formandos, relatório sobre a avaliação dos alunos, regulamento da formação, sumário do curso, avaliação do curso, correspondência referente a certificação.
Documentação referente ao curso de Preparação de Técnicos Adjuntos de Biblioteca e documentação incluindo protocolo assinado, regulamento, boletins de inscrição, lista de participantes, avaliações finais dos formandos, convite a monitora, classificações de estágio profissional.
Documentação referente ao curso de preparação de técnicos auxiliares de biblioteca e serviços de documentação realizado no centro de Documentação e Informação Para o Desenvolvimento (República do Cabo Verde) e em São Tomé e Príncipe incluindo correspondência recebida e enviada com informações (programa e carga horária), pedido de deslocação de uma missão técnica para ministrar o curso em Cabo Verde, pedido de orçamento do curso e respetivo envio.