Zona de identificação
Identificador
Forma autorizada do nome
Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação
Forma(s) paralela(s) de nome
- BAD
Outra(s) forma(s) de nome
Tipo
- Nacional
Zona de contacto
área de descrição
Histórico
A 20 de julho de 1972 foi eleita a Comissão mandatada para constituir a BAD constituída por Adriano Andrade, Maria Alice Serrano, Maria José Moura, Maria Manuela Cruzeiro Maria e Rosa Dias Costa. A partir dessa data a Comissão reuniu várias vezes até discutir a constituição e os futuros estatutos da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais de Documentação e Informação (BAD). As referidas reuniões prolongaram-se durante o período de mais de um ano. A 10 de agosto de 1973, um despacho do Secretário de Estado homologa a Comissão Promotora da BAD e seis dias depois um despacho da Direção-Geral dos Assuntos Culturais homologa os estatutos da BAD (publicados no “Diário do Governo” III Série, n.º 296 a 21 de dezembro de 1973).
A 19 de novembro de 1973 lavra-se a escritura notarial de constituição da BAD no 6º cartório de Lisboa e a 7 de dezembro do referido ano, em Coimbra, são eleitos em Assembleia Geral os primeiros corpos regentes. Inicialmente, a sua estrutura orgânica era composta por 3 órgãos: Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal.
Foi convocada uma Assembleia Geral Extraordinária a 26 de novembro de 1974, onde se criou uma imagem mais institucional, consolidou a estrutura organizativa, se promoveram iniciáticas e a Redação dos “Cadernos” foi tornando num órgão oficial da BAD.
A 8 de outubro de 1975 foi criada a Delegação Regional do Centro que só iniciou as suas atividades em 1979 (LER REGULAMENTO INTERNO), com reunião a 17 de novembro para respetiva estruturação e eleição dos delegados regionais.
A 13 de abril de 1983, foram publicadas as alterações aos estatutos da BAD no “Diário da República” III Série, n. º85.
A 29 de abril de 1983 foi constituída a Comissão instaladora da Delegação Regional do Norte.
Em 1988, o despacho do 1º ministro, professor Aníbal Cavaco Silva, atribuiu à BAD o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública (7 de junho).
Apesar da atividade formadores e das inúmeras ações de formação e cursos organizados pela BAD desde a sua criação, apenas a 15 de dezembro de 1994 é que a Secretaria de Estado da Modernização Administrativa realiza um despacho acreditando a BAD enquanto “Entidade formadora para a administração pública” (Decreto-lei n. º9/94, de 13 de janeiro).
Em 1993, foi criado o Conselho para a ética dos Profissionais da Informação através do Comité para o Código deontológico da BAD, onde foi criado o atual Código de Ética.
A Delegação Regional do Sul foi constituída a 20 de dezembro de 1994 e a Delegação Regional dos Açores surge quatro anos depois, a 30 de setembro de 1998.
Em 2019, foram atualizados os Estatutos de modo a centralizar os órgãos da BAD. Assim, os seus órgãos sofreram as seguintes alterações: o Conselho Diretivo Nacional passa a intitular-se de Conselho Nacional; a Assembleia Geral Regional desaparece, existindo apenas a Assembleia Geral; e os Conselhos Diretivos Regionais de cada Delegação Regional são substituídos por Representantes das NUT’s. Esta estrutura envolve uma maior ligação e centralização da sede da BAD. Foi também neste ano em que a Delegação Regional do Sul se subdividiu em duas – do Alentejo e do Algarve. E, apenas no final do mandato de 2017-2019 foi criada a Delegação Regional da Madeira.
contexto cultural e geográfico
Mandatos/Fontes de autoridade
estrutura administrativa
Mesa da Assembleia Geral
Presidente
Vice-Presidente
Secretário
Conselho Nacional
Presidente
Vice-Presidente
Secretário
Tesoureiro
Vogal da Formação
Vogal do Editorial
Vogal da Comunicação
Vogal Profissão
Vogal Associados
Representantes das Delegações Regionais
Representante do Conselho Nacional da Delegação do Norte
Vogais
Representante do Conselho Nacional da Delegação do Centro
Vogais
Representante do Conselho Nacional da Delegação da Delegação da Área Metropolitana de Lisboa
Vogais
Representante do Conselho Nacional da Delegação do Alentejo
Vogais
Representante do Conselho Nacional da Delegação do Algarve
Vogais
Representante do Conselho Nacional da Delegação dos Açores
Vogais
Representante do Conselho Nacional da Delegação da Madeira
Vogais
Conselho Fiscal
Presidente
Vogal
Vogal
Suplente
Políticas de gestão e entrada de documentos
Prédios
Acervos documentais
Instrumentos de pesquisa, guias e publicações
área de acesso
horário de funcionamento
Segundas e quartas-feiras está aberto das 9h às 17h. Terças e quintas-feiras está aberto das 9h às 19h. Encerra aos sábados, domingos, feriados nacionais e no feriado municipal de Lisboa (13 de junho).
Condição de acesso e uso
Acessibilidade
Morada: Praça Dr. Nuno Pinheiro Torres, 10A. 1500-246 Lisboa. PORTUGAL
Autocarro: Carreiras 703, 716, 729, 746, 750, 758, 764, 767
Metro: Estação Colégio Militar/Luz (Linha azul)
GPS: 38.74897, -9.19195
Acessibilidade reduzida: O edifício não está equipado para acomodar pessoas com acessibilidade reduzida, não incluindo elevadores, rampas, nem casas de banho adaptadas
área de serviços
serviços de pesquisa
serviços de reprodução
Áreas públicas
Zona do controlo
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Criação: 25 de janeiro de 2023
Línguas e escritas
- português ibérico
Script(s)
Fontes
Notas de manutenção
Pontos de acesso
Pontos de acesso
- Artes e Cultura (Thematic area)