Identificatie
referentie code
Titel
Datum(s)
- 1982-09-DD - 2006-12-13 (Vervaardig)
Beschrijvingsniveau
Stuk
Omvang en medium
345 x 120 x 245
Context
Naam van de archiefvormer
Institutionele geschiedenis
A 20 de julho de 1972 foi eleita a Comissão mandatada para constituir a BAD constituída por Adriano Andrade, Maria Alice Serrano, Maria José Moura, Maria Manuela Cruzeiro Maria e Rosa Dias Costa. A partir dessa data a Comissão reuniu várias vezes até discutir a constituição e os futuros estatutos da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais de Documentação e Informação (BAD). As referidas reuniões prolongaram-se durante o período de mais de um ano. A 10 de agosto de 1973, um despacho do Secretário de Estado homologa a Comissão Promotora da BAD e seis dias depois um despacho da Direção-Geral dos Assuntos Culturais homologa os estatutos da BAD (publicados no “Diário do Governo” III Série, n.º 296 a 21 de dezembro de 1973).
A 19 de novembro de 1973 lavra-se a escritura notarial de constituição da BAD no 6º cartório de Lisboa e a 7 de dezembro do referido ano, em Coimbra, são eleitos em Assembleia Geral os primeiros corpos regentes. Inicialmente, a sua estrutura orgânica era composta por 3 órgãos: Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal.
Foi convocada uma Assembleia Geral Extraordinária a 26 de novembro de 1974, onde se criou uma imagem mais institucional, consolidou a estrutura organizativa, se promoveram iniciáticas e a Redação dos “Cadernos” foi tornando num órgão oficial da BAD.
A 8 de outubro de 1975 foi criada a Delegação Regional do Centro que só iniciou as suas atividades em 1979, com reunião a 17 de novembro para respetiva estruturação e eleição dos delegados regionais.
A 13 de abril de 1983, foram publicadas as alterações aos estatutos da BAD no “Diário da República” III Série, n. º85.
A 29 de abril de 1983 foi constituída a Comissão instaladora da Delegação Regional do Norte.
Em 1988, o despacho do 1º ministro, professor Aníbal Cavaco Silva, atribuiu à BAD o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública (7 de junho).
Apesar da atividade formadores e das inúmeras ações de formação e cursos organizados pela BAD desde a sua criação, apenas a 15 de dezembro de 1994 é que a Secretaria de Estado da Modernização Administrativa realiza um despacho acreditando a BAD enquanto “Entidade formadora para a administração pública” (Decreto-lei n. º9/94, de 13 de janeiro).
Em 1993, foi criado o Conselho para a ética dos Profissionais da Informação através do Comité para o Código deontológico da BAD, onde foi criado o atual Código de Ética.
A Delegação Regional do Sul foi constituída a 20 de dezembro de 1994 e a Delegação Regional dos Açores surge quatro anos depois, a 30 de setembro de 1998.
Em 2019, foram atualizados os Estatutos de modo a centralizar os órgãos da BAD. Assim, os seus órgãos sofreram as seguintes alterações: o Conselho Diretivo Nacional passa a intitular-se de Conselho Nacional; a Assembleia Geral Regional desaparece, existindo apenas a Assembleia Geral; e os Conselhos Diretivos Regionais de cada Delegação Regional são substituídos por Representantes das NUT’s. Esta estrutura envolve uma maior ligação e centralização da sede da BAD. Foi também neste ano em que a Delegação Regional do Sul se subdividiu em duas – do Alentejo e do Algarve. E, apenas no final do mandato de 2017-2019 foi criada a Delegação Regional da Madeira.
Geschiedenis van het archief
Directe bron van verwerving of overbrenging
Inhoud en structuur
Bereik en inhoud
Documentação do 11º Curso de Preparação de Técnicos Auxiliares de Arquivo (CPTA/A) incluindo pauta de classificações, notas finais, testes de avaliação, correspondência sobre validade e divulgação do curso; 28º Curso de Técnicos Auxiliares de Bibliotecas e Serviços de Documentação (CPTA/BSD) incluindo classificação final e programa; 64º CPTA/BSD incluindo pautas de classificação dos módulos; 65º CPTA/BSD incluindo calendário, lista de monitores, pautas de classificação, lista de participantes, regulamento; 66º CPTA/BSD incluindo pautas de avaliação dos módulos e dos testes; conteúdo programático e finalidades do CPTA/BSD de 2001, conteúdos dirigidos para pessoal não-docente, legislação de suporte, entre outros. Documentação referente aos cursos de Técnicos B.A.D. incluindo despacho que aprova os cursos da APBAD para efeitos de habilitação ao ingresso das carreiras, "projeto relativo à integração nas carreiras de BAD e diminuição do tempo de promoção para tec. Sup de BAD", projeto de decreto-lei para acordo salarial 2001, textos de apoio, correspondência com Presidência da República com revisão de artigos e alíneas, entre outros.
Documentação referente ao Curso Técnico de Biblioteca e Documentação realizado em Faro incluindo documentação do módulo 6: Gestão da Informação em Bibliotecas com as monitoras Rosa Castro de Margarida Vargues incluindo currículo e informação das formadoras, sumários e material de apoio das sessões.
Documentação dos 3º e 4º Cursos técnicos profissionais de Biblioteca e Documentação que se realizou no Porto incluindo correspondência referente à formanda Josefina Alexandra dos Santos Brito sobre plana responsabilidade da BAD no processo de indeferimento da bolsa financiada pelo Centro de Emprego de Penafiel para a formanda, pedidos de autorização de estágios de formandos do 4º curso, pautas de avaliação de formandos do 3º curso. Inclui memorando referente à formação de Técnicos-Adjuntos de Biblioteca e Documentação e de Técnicos-Adjuntos de Arquivo.
Documentação referente às edições do "curso de preparação de técnicos auxiliares de biblioteca e serviços de documentação" (CPAB) incluindo programa e documentação referente à matéria "Difusão da Informação".
Documentação referente à formação de técnicos para o tratamento de informação histórico-cultural da Associação de Professores de História com o apoio do Fundo Social Europeu e da Secretaria de Estado da Cultura, e aconselhamento da BAD incluindo boletins de inscrição, lista de participantes e de monitores, programa e horário dos cursos, avaliações finais dos formandos, relatório sobre a avaliação dos alunos, regulamento da formação, sumário do curso, avaliação do curso, correspondência referente a certificação.
Documentação referente ao curso de Preparação de Técnicos Adjuntos de Biblioteca e documentação incluindo protocolo assinado, regulamento, boletins de inscrição, lista de participantes, avaliações finais dos formandos, convite a monitora, classificações de estágio profissional.
Documentação referente ao curso de preparação de técnicos auxiliares de biblioteca e serviços de documentação realizado no centro de Documentação e Informação Para o Desenvolvimento (República do Cabo Verde) e em São Tomé e Príncipe incluindo correspondência recebida e enviada com informações (programa e carga horária), pedido de deslocação de uma missão técnica para ministrar o curso em Cabo Verde, pedido de orçamento do curso e respetivo envio.