Unidade de Instalação 1 - Gestão das Delegações Regionais - Centro & Sul

Zona de identificação

Código de referência

PT/BAD/ BAD/COF/009/1

Título

Gestão das Delegações Regionais - Centro & Sul

Data(s)

  • 1994-MM-DD - 2012-09-04 (Produção)

Nível de descrição

Unidade de Instalação

Dimensão e suporte

345 x 120 x 245

Zona do contexto

Nome do produtor

(1973-atualidade)

História administrativa

A 20 de julho de 1972 foi eleita a Comissão mandatada para constituir a BAD constituída por Adriano Andrade, Maria Alice Serrano, Maria José Moura, Maria Manuela Cruzeiro Maria e Rosa Dias Costa. A partir dessa data a Comissão reuniu várias vezes até discutir a constituição e os futuros estatutos da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais de Documentação e Informação (BAD). As referidas reuniões prolongaram-se durante o período de mais de um ano. A 10 de agosto de 1973, um despacho do Secretário de Estado homologa a Comissão Promotora da BAD e seis dias depois um despacho da Direção-Geral dos Assuntos Culturais homologa os estatutos da BAD (publicados no “Diário do Governo” III Série, n.º 296 a 21 de dezembro de 1973).
A 19 de novembro de 1973 lavra-se a escritura notarial de constituição da BAD no 6º cartório de Lisboa e a 7 de dezembro do referido ano, em Coimbra, são eleitos em Assembleia Geral os primeiros corpos regentes. Inicialmente, a sua estrutura orgânica era composta por 3 órgãos: Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal.
Foi convocada uma Assembleia Geral Extraordinária a 26 de novembro de 1974, onde se criou uma imagem mais institucional, consolidou a estrutura organizativa, se promoveram iniciáticas e a Redação dos “Cadernos” foi tornando num órgão oficial da BAD.
A 8 de outubro de 1975 foi criada a Delegação Regional do Centro que só iniciou as suas atividades em 1979, com reunião a 17 de novembro para respetiva estruturação e eleição dos delegados regionais.
A 13 de abril de 1983, foram publicadas as alterações aos estatutos da BAD no “Diário da República” III Série, n. º85.
A 29 de abril de 1983 foi constituída a Comissão instaladora da Delegação Regional do Norte.
Em 1988, o despacho do 1º ministro, professor Aníbal Cavaco Silva, atribuiu à BAD o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública (7 de junho).
Apesar da atividade formadores e das inúmeras ações de formação e cursos organizados pela BAD desde a sua criação, apenas a 15 de dezembro de 1994 é que a Secretaria de Estado da Modernização Administrativa realiza um despacho acreditando a BAD enquanto “Entidade formadora para a administração pública” (Decreto-lei n. º9/94, de 13 de janeiro).
Em 1993, foi criado o Conselho para a ética dos Profissionais da Informação através do Comité para o Código deontológico da BAD, onde foi criado o atual Código de Ética.
A Delegação Regional do Sul foi constituída a 20 de dezembro de 1994 e a Delegação Regional dos Açores surge quatro anos depois, a 30 de setembro de 1998.
Em 2019, foram atualizados os Estatutos de modo a centralizar os órgãos da BAD. Assim, os seus órgãos sofreram as seguintes alterações: o Conselho Diretivo Nacional passa a intitular-se de Conselho Nacional; a Assembleia Geral Regional desaparece, existindo apenas a Assembleia Geral; e os Conselhos Diretivos Regionais de cada Delegação Regional são substituídos por Representantes das NUT’s. Esta estrutura envolve uma maior ligação e centralização da sede da BAD. Foi também neste ano em que a Delegação Regional do Sul se subdividiu em duas – do Alentejo e do Algarve. E, apenas no final do mandato de 2017-2019 foi criada a Delegação Regional da Madeira.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Correspondência financeira da Delegação Regional do Centro destacando-se os seguintes assuntos: envio de cheques, encargos em dívida, pagamentos, encargos em dívida, entre outros; atas de reunião do conselho fiscal da BAD-Centro e atas da Assembleia Geral da BAD-Centro, atas de reuniões do Conselho Diretivo Regional, com convocatórias, ordens de trabalho, pedidos de dispensa das reuniões; planos de atividade dos anos de 2004, 2006, 2008, 2009 e 2010 e correspondência de envio; relatórios de atividades, balanço e contas e correspondência de envio dos mesmos dos anos de 1999 até 2009; regulamento da BAD/Centro; processo eleitoral para 2005-2007 com carta aberta aos associados, informações do Conselho Diretivo Nacional (CDN), manifesto eleitoral da lista, lista de votantes, processo eleitoral para 1994-1996 e 1996-1999 com lista de 1994 e programa da lista de 1996; envio de lista de sócios com quotas em atraso.

Documentação da Delegação Regional do Sul incluindo ainda correspondência financeira destacando-se os seguintes assuntos: envio de cheques, encargos em dívida, pagamentos, encargos em dívida, informações comuns a todas as Delegações, entre outros; incluindo ata do Conselho fiscal da BAD/Sul com anexos financeiros, correspondência sobre ata nº7 do Conselho Diretivo Nacional (CDN); planos setoriais dos anos de 1996, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2009 e 2010; relatórios de atividade, relatórios e contas dos anos de 1995, 1997, 1998, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009, balancetes e correspondência de envio da documentação; regulamento da BAD/Sul de 1997; e, resultado das eleições para a Comissão Permanente do triénio de 1999-2001,processo eleitoral para os corpos sociais da Delegação com ata da Assembleia Nacional onde os mesmos foram eleitos e respetiva correspondência de envio; processo de convocatória para reunião de constituição da Delegação, proposta de formação da Delegação; regulamentos da Delegação de 1994 e correspondência de envio. Documentação da Delegação Regional dos Açores incluindo plano de atividades para o ano de 1999.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Géneros relacionados

Locais relacionados

Depósito físico

  • Prateleira: Corpo 2, Estante 14, Prateleira 3