Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1975-04-16 - 2017-11-DD (Création/Production)
Niveau de description
Pièce
Étendue matérielle et support
345 x 120 x 245
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire administrative
A 20 de julho de 1972 foi eleita a Comissão mandatada para constituir a BAD constituída por Adriano Andrade, Maria Alice Serrano, Maria José Moura, Maria Manuela Cruzeiro Maria e Rosa Dias Costa. A partir dessa data a Comissão reuniu várias vezes até discutir a constituição e os futuros estatutos da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais de Documentação e Informação (BAD). As referidas reuniões prolongaram-se durante o período de mais de um ano. A 10 de agosto de 1973, um despacho do Secretário de Estado homologa a Comissão Promotora da BAD e seis dias depois um despacho da Direção-Geral dos Assuntos Culturais homologa os estatutos da BAD (publicados no “Diário do Governo” III Série, n.º 296 a 21 de dezembro de 1973).
A 19 de novembro de 1973 lavra-se a escritura notarial de constituição da BAD no 6º cartório de Lisboa e a 7 de dezembro do referido ano, em Coimbra, são eleitos em Assembleia Geral os primeiros corpos regentes. Inicialmente, a sua estrutura orgânica era composta por 3 órgãos: Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal.
Foi convocada uma Assembleia Geral Extraordinária a 26 de novembro de 1974, onde se criou uma imagem mais institucional, consolidou a estrutura organizativa, se promoveram iniciáticas e a Redação dos “Cadernos” foi tornando num órgão oficial da BAD.
A 8 de outubro de 1975 foi criada a Delegação Regional do Centro que só iniciou as suas atividades em 1979, com reunião a 17 de novembro para respetiva estruturação e eleição dos delegados regionais.
A 13 de abril de 1983, foram publicadas as alterações aos estatutos da BAD no “Diário da República” III Série, n. º85.
A 29 de abril de 1983 foi constituída a Comissão instaladora da Delegação Regional do Norte.
Em 1988, o despacho do 1º ministro, professor Aníbal Cavaco Silva, atribuiu à BAD o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública (7 de junho).
Apesar da atividade formadores e das inúmeras ações de formação e cursos organizados pela BAD desde a sua criação, apenas a 15 de dezembro de 1994 é que a Secretaria de Estado da Modernização Administrativa realiza um despacho acreditando a BAD enquanto “Entidade formadora para a administração pública” (Decreto-lei n. º9/94, de 13 de janeiro).
Em 1993, foi criado o Conselho para a ética dos Profissionais da Informação através do Comité para o Código deontológico da BAD, onde foi criado o atual Código de Ética.
A Delegação Regional do Sul foi constituída a 20 de dezembro de 1994 e a Delegação Regional dos Açores surge quatro anos depois, a 30 de setembro de 1998.
Em 2019, foram atualizados os Estatutos de modo a centralizar os órgãos da BAD. Assim, os seus órgãos sofreram as seguintes alterações: o Conselho Diretivo Nacional passa a intitular-se de Conselho Nacional; a Assembleia Geral Regional desaparece, existindo apenas a Assembleia Geral; e os Conselhos Diretivos Regionais de cada Delegação Regional são substituídos por Representantes das NUT’s. Esta estrutura envolve uma maior ligação e centralização da sede da BAD. Foi também neste ano em que a Delegação Regional do Sul se subdividiu em duas – do Alentejo e do Algarve. E, apenas no final do mandato de 2017-2019 foi criada a Delegação Regional da Madeira.
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Documentação dos seguintes eventos: 1ª Conferência Internacional de Gestão de Informação e Arquivos (CIGIA) organizado pelo GT de Gestão de Documentos de Arquivo da BAD (contabilidade e faturas, certificados de participação, lista de participantes, programa, formulários de inscrição, correspondência referente a informações, convites a participação, e reserva de quartos de hotel e voos); II Conferência do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informações em Museus organizados pelo GT sistemas de informação em museus (contabilidade e faturas, informação dos oradores, resumos de apresentações, programa, certificados de participação, lista de participantes e intervenientes, inscrições); 14º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas organizado pelo município de Esposende (programa, lista de participantes, notas biográficas); e, I Encontro de Arquivos - CIM - Região de Coimbra organizado pela Câmara Municipal de Arganil (envio de convite e relatório do evento).
Documentação do V Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Portugueses incluindo correspondência expedida e respetivo registo referente a oferta de publicação, pedido de orçamento e data para impressão de trabalhos, agradecimentos aos congressistas, informação para inscrição no Encontro, discussão de temas para o Encontro, entre outros.
Documentação do VIII Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Portugueses incluindo programa do Encontro e da mesa redonda, lista de pessoas que levantaram o 2º volume de atas durante o Encontro, correspondência para envio de lista de participantes, questionário do Encontro com notas manuscritas, papel estruturante da BAD no Encontro, entre outros.
Documentação do colóquio "Autores Bibliotecas Editoras" que se realizou em Lisboa incluindo inscrições para o seminário/curso com respetiva correspondência , programa.