Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 2021-10-22 (Création/Production)
Niveau de description
Série
Étendue matérielle et support
54 fotografias
Zone du contexte
Nom du producteur
Nom du producteur
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Workshop BAM! Precisamos de normas!
Normas e modelos de dados em B(ibliotecas), A(rquivos) e M(useus)
Apesar da natural especialização profissional e científica que ocorre entre as Bibliotecas, os Arquivos e os Museus (BAM), estas instituições acolhem pontos comuns com um foco na comunicação da informação que guardam, conservam, estudam e divulgam.
Enquanto espaços de informação e de comunicação, as BAM expressam uma abordagem integradora tendo como denominadores comuns a utilização de sistemas organizados de coleções e a utilização de normativos para a organização e representação da informação.
E assim falamos de interoperabilidade e acessibilidade de informação e da necessidade de normas, temas que iremos abordar no workshop BAM! Precisamos de normas! Normas e modelos de dados em B(ibliotecas), A(rquivos) e M(useus), a realizar, em Lisboa, presencialmente, no dia 22 de outubro de 2021, no Goethe-Institut Portugal.
A normalização da informação é fundamental para abordarmos os sistemas de informação, a gestão da informação em coleções e as questões relacionadas com a aplicação de normas na documentação em museus, em três grandes áreas: estruturas de dados, procedimentos e terminologias.
Nesta sessão teremos as apresentações de Monika Hagedorn-Saupe e de Axel Ermert do Institute for Museum Research de Berlim, sobre o CIDOC, o Comité Internacional para a Documentação do ICOM e o trabalho que este comité tem desenvolvido no âmbito da normalização da documentação em museus e serão também apresentados os projetos em desenvolvimento pela ISO – International Organization for Standardization relacionados também com a gestão da informação e a documentação em museus.
Para além de outras apresentações, teremos também oportunidade de ficar a conhecer melhor o trabalho que está a ser desenvolvido pelo DOMINO (DocumentandO Museu IberoamericaNO), um dos mais recentes grupos de trabalho do CIDOC, que tem como principal objetivo disseminar o trabalho do CIDOC nos países e comunidades de línguas portuguesa e espanhola.