Previsualizar a impressão Fechar

Mostrar 21 resultados

Descrição arquivística
Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação Unidade de Instalação
Previsualizar a impressão Ver:

Tomadas de posição 1996-2011

Documentação referente a tomadas de posição incluindo sumário das intervenções realizadas em diversos eventos entre 1994-2001; "A situação da Formação Profissional e as Necessidades Nacionais de Técnicos Profissionais de Biblioteca e Documentação e de Técnicos Profissionais de Arquivo com proposta de despacho conjunto relativo ao artigo 10º do DL nº 247/91, de 10 de junho; análise da situação geral da associação pelo vice-presidente José Pina Falcão; propostas de valorização das carreiras de pessoal específicas das áreas de biblioteca e documentação e arquivo para o Secretário de Estado da Administração Pública, abaixos-assinados enviados à BAD, cartas de associados com reflexões de tomadas de posição em relação às carreiras profissionais; posição da Associação Nacional dos Funcionários das Universidades Portuguesas (ANFUP) sobre o projeto de estatuto profissional dos trabalhadores não docentes; situação de carreiras de informática e do serviço social; lista de iniciativas da associação dirigidas ao governo e respostas obtidas sobre as carreiras profissionais B.A.D.; iniciativas de divulgação e debate dirigidas aos associados sobre carreiras B.A.D.; posições dos sindicatos a exemplo do acordo salarial do SINTAP e da "Proposta de reestruturação e valorização: regime de carreiras dos trabalhadores de bibliotecas e documentação e de arquivos" da federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública, entre outros.

Tomada de posição contra a perda de direto gratuito de empréstimos em bibliotecas portuguesas incluindo correspondência a contestar com o Partido Comunista Português (PCP) e baixo-assinado e tomada de posição sobre a criação do Curso de Especialização Tecnológica de Documentação e Informação, portaria nº 989/99, de 3 de novembro e portaria nº 392/2002, de 12 de abril que regulamentam os cursos de especialização tecnológica, circulares e ofícios com informações sobre os CET - formação pós-secundária para o aprofundamento do nível de conhecimento no domínio da formação base a nível de competências pessoais e profissionais, entre outros.

Tomada de posição Pública da BAD relativamente ao conteúdo da portaria n.º 76/2011, de 15 de fevereiro, que no ponto 2, do art. 2º, define que o Professor-Bibliotecário deve assegurar a lecionação de uma turma incluindo nota de imprensa e ofertas da biblioteca.

Inclui ainda criação de uma ORDEM PROFISSIONAL das atividades de Biblioteca, Arquivos e demais serviços Especializados de Informação com envio de documento "Autonomia e Qualidade" - que é um documento orientador das políticas para o ensino superior com recortes de jornal, legislação, entre outros.

Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação

1º CIGIA, II Conferência GT Sistemas de Informação em Museus; 14º Encontro Bibliotecas Públicas; diversos eventos 1975-2017

Documentação dos seguintes eventos: 1ª Conferência Internacional de Gestão de Informação e Arquivos (CIGIA) organizado pelo GT de Gestão de Documentos de Arquivo da BAD (contabilidade e faturas, certificados de participação, lista de participantes, programa, formulários de inscrição, correspondência referente a informações, convites a participação, e reserva de quartos de hotel e voos); II Conferência do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informações em Museus organizados pelo GT sistemas de informação em museus (contabilidade e faturas, informação dos oradores, resumos de apresentações, programa, certificados de participação, lista de participantes e intervenientes, inscrições); 14º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas organizado pelo município de Esposende (programa, lista de participantes, notas biográficas); e, I Encontro de Arquivos - CIM - Região de Coimbra organizado pela Câmara Municipal de Arganil (envio de convite e relatório do evento).

Documentação do V Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Portugueses incluindo correspondência expedida e respetivo registo referente a oferta de publicação, pedido de orçamento e data para impressão de trabalhos, agradecimentos aos congressistas, informação para inscrição no Encontro, discussão de temas para o Encontro, entre outros.

Documentação do VIII Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Portugueses incluindo programa do Encontro e da mesa redonda, lista de pessoas que levantaram o 2º volume de atas durante o Encontro, correspondência para envio de lista de participantes, questionário do Encontro com notas manuscritas, papel estruturante da BAD no Encontro, entre outros.

Documentação do colóquio "Autores Bibliotecas Editoras" que se realizou em Lisboa incluindo inscrições para o seminário/curso com respetiva correspondência , programa.

Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação

Conferências, Fóruns, Encontros e diversos eventos 1993-2017

Documentação dos seguintes eventos: 6º Encontro Arquivos Empresariais (organizado pelo GT de gestão de Documentos de Arquivo incluindo programa, contabilidade e faturas, informação sobre moradores e oradores, correspondência referente a convites de participação e com inscrições); 1º Workshop "Bibliotecas Ensino Superior" (organizado pelo GT das Bibliotecas de Ensino Superior que resultou do 3º Encontro do GT incluindo, programa, lista de participantes e de presenças, faturas); Conferência "Diagnóstico Sistemas Informação nos Museus Portugueses" (organizado pelo GT Sistemas de informação em museus incluindo programação, lista de participantes, informação sobre o GT, programa, correspondência com inscrições); Fórum "As Bibliotecas Públicas e os desafios do Futuro" (organizado pelo GT das Bibliotecas Públicas incluindo lista de participantes, correspondência com inscrições); 8º Ciclo de Reflexões e Debates (organizado pelo GT de Gestão de Documentos de Arquivo incluindo correspondência referente ao patrocínio do evento pela Unipartner, inscrições, colaboração com Goethe Institut para disponibilizar as instalações e certificados, lista de participantes, declarações de presença, faturas, certificados de participação); 1º Encontro Nacional de Redes de Arquivo: "(con)vencer em rede" (organizado pelo GT de Arquivos Municipais incluindo programa, correspondência referente à promoção do evento); e, Jornada "Regulamento Europeu de Proteção de Dados Pessoais" (organizado pelo GT de Gestão de Documentos de Arquivo incluindo programa, contabilidade e faturas, correspondência referente a inscrições, agradecimentos e participações, lista de participantes, certificados); processo de comemoração dos 20 anos da BAD através da realização de diversos eventos como o almoço-convívio (inscrições, lista de participantes, menu, mapa, debate sobre carreiras BAD (com correspondência de cedência de auditório), debate sobre direitos de autor (com correspondência de agradecimento por colaboração, programa de atividades), publicações, divulgação do papel dos profissionais e da Associação através dos mass-media; Conferência Nacional sobre Formação e Carreiras Profissionais BAD incluindo circular de divulgação, programa e boletim de inscrição por preencher; circulares informativas e de divulgação da "Reunião Aberta sobre Direitos de Autor" e sobre a "Conferência Diplomática da WIPO - resultados finais"; I Encontro Nacional sobre Documentação e Informação na Escola incluindo carta de direitos das bibliotecas, testemunho de bibliotecária, lista de participantes, informações sobre restaurantes, esquadras da polícia e instituições culturais, resumos das comunicações, certificados de participação. Inclui ainda circular sobre Conferência nacional sobre Formação e Carreiras Profissionais BAD.

Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação

Encontros, Fóruns, Conferências e diversos eventos 1965-2008

Documentação do 3º Encontro de Bibliotecários de Língua Portuguesa incluindo lista de participantes e quadro cronológico dos Encontros e Congressos da BAD.

Documentação do IV Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas incluindo editorial, lista de participantes e quadro cronológico dos Encontros e Congressos da BAD.

Documentação do 1º Encontro dos Bibliotecários e Arquivistas Portugueses incluindo ordem dos trabalhos das secções e lista de participantes.

Documentação referente a diversos eventos internacionais incluindo VII Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Portugueses de 1979 com conclusões a serem divulgadas por uma Comissão Permanente da BAD; documentação da BIBLIOMEDIA (Associação de Bibliotecas para a Cooperação) com documentação referente à sessão solene realizada na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, coincidindo com as comemorações do 1º centenário da morte de Camilo Castelo Branco (com programa de encerramento das mesmas) com discurso de abertura, lista de convidados, programa da visita do Presidente da República - Dr. Mário Soares -, dossier de imprensa e documentação legal; ata da 2ª reunião do Fórum dos Arquivistas Lusófonos; carta de Lisboa referente às conclusões ao I Encontro de Bibliotecários de Língua Portuguesa que ocorreu durante o III Congresso BAD; informações referentes à cooperação entre ICP e Fundação Aga Khan em África e informação sobre a Organização não Governamentais Portuguesas para a Cooperação e Desenvolvimento.

Documentação de diversos eventos incluindo 3ª reunião do Fórum dos Arquivistas Lusófonos que foi realizado em Cabo Verde em 1995 incluindo correspondência organizadora; V Encontro dos Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas Portugueses incluindo comunicação de Maria Manuela Cruzeiro; Encontro Nacional dos Trabalhadores da Carreira BAD que decorreu em Lisboa no IST; Fórum dos Arquivistas Lusófonos organizado pela Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB) incluindo preparação do projeto "Boletim Informativo do Fórum dos Arquivistas Lusófonos", ata de reunião de arquivistas de países de língua Portuguesa; III Encontro Luso-Espanhol de Centros de Documentação Especializados em Comunicação Social realizado em Viana do Castelo incluindo comunicação de Nuno Rossiná Rosado; sessão de apresentação do livro "Regras de Catalogação" que se realizou no Arquivo Distrital do Porto a 27 de junho de 2008 incluindo lista de participantes, lista de reservas do livro, certificados de presença, preçário da apresentação; relatório da Comissão Organizadora da Conferência Nacional sobre Formação e Carreiras BAD; ENCONTROS (com panfleto do V Encontro Regional de Informação: Valor Universal, carta sobre os I, II e III Encontros Internacionais de Bibliotecários de Língua Portuguesa); FÓRUNS com atas da II reunião do Fórum dos Arquivistas Lusófonos, entre outros); e CONFERÊNCIAS (com relatórios da Comissão Organizadora da Conferência Nacional sobre Formação e Carreiras BAD e correspondência sobre a exposição comemorativa dos 25 anos da BAD).

Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação

IV, VIII, X & XII Congressos BAD

Documentação do IV Congresso da BAD com o tema "Informação, Ciência, Cultura: Bibliotecas e Arquivos para o Ano 2000" realizado em Braga em 1992 incluindo notas manuscritas referentes às conclusões das várias sessões, moção aprovada na sessão de encerramento por unanimidade e aclamação, e regulamento.

Documentação do VIII Congresso BAD que teve tema "Nas Encruzilhadas da Informação e da Cultura: (Re)Inventar a Profissão" realizado no Estoril 2004 e do X Congresso que teve como tema "Políticas de Informação na Sociedade em Rede" realizado em Guimarães em 2010 incluindo material de divulgação como catálogos da ExpoBAD, certificados e livro de comunicação de atas (X Congresso).

Documentação do XII Congresso da BAD que teve como tema "Ligar. Transformar. Criar Valor." realizado em Évora 2015 incluindo correspondência de agradecimento de apoio pelo Goethe Institut, da Câmara Municipal de Évora, agradecimentos de convites para participação em sessões, convites para a Comissão científica, lista de patrocínios, entre outros.

Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação

IX & X Congressos BAD

Documentação do IX Congresso Nacional da BAD com o tema "Bibliotecas e Arquivos: Informação para a Cidadania, o Desenvolvimento e a Inovação" realizado na Ponta Delgada em 2007 incluindo certificados, atas, panfleto ExpoBAD, programa, convites, entre outros.

Documentação do X Congresso da BAD com o tema "Políticas de Informação na Sociedade em Rede" realizado em Guimarães em 2010 incluindo convite a expositores, resumos das comunicações, dossier do expositor, certificados, programa, CD com atas, proposta de material do SPORMEX, dossier do expositor com informações gerais, desenho de banca, mapa da exposição, pedidos de informação, confirmação de inscrições, relatórios das sessões, entre outros.

Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação

I ao VIII Congressos BAD

Documentação de Congressos da BAD incluindo volumes de atas do I, VI e VII Congressos (com participantes, programas, regulamento, entre outros), listas de participantes do I, II, III, IV, V, VI e VII Congressos e quadro cronológico dos Encontros e Congressos da BAD.

Documentação do VI e VII Congressos, incluindo projeto do VII Congresso, comentários a comunicações, programa do VI Congresso, divulgação do VI Congresso, mapa ExpoBAD, envio de artigo para o VI Congresso, entre outros.
Documentação do II Congresso Nacional da BAD com o tema "A integração europeia: um desafio à informação" realizado em Coimbra, incluindo fotografias, circulares informativas.

Documentação do V Congresso Nacional da BAD com o tema "Multiculturalismo: arquivos, bibliotecas e serviços de informação" realizada em Lisboa em 1994, incluindo resumos das comunicações, lista de participantes, catálogo da ExpoBAD, programa.
Documentação referente ao IV Congresso BAD com o tema "Informação, Ciência, Cultura: Bibliotecas e Arquivos para o Ano 2000" que se realizou em Braga, incluindo divulgação do evento e do respetivo programa e panfleto, moção e texto "Pelos nossos direitos!", correspondência com envio das comunicações.

Documentação do VII Congresso BAD com o tema "Informação: o desafio do futuro" realizado no Porto em 2001, incluindo envio de proposta de Congresso à Câmara Municipal do Porto para obtenção de apoio; seminários pré-congresso EAD e Dublin Core, incluindo inscrições, lista de formas de pagamento, programa, lista de presenças, avaliação do seminário EAD.

Documentação do VIII Congresso BAD que teve tema "Nas Encruzilhadas da Informação e da Cultura: (Re)Inventar a Profissão" realizado no Estoril em 2004, incluindo procura do local para realização do mesmo com correspondência com Hotel Altis, Pavilhão Atlântico, Centro de Congresso da AIP, Centro de Congresso do Estoril e Centro Cultural de Belém com propostas de orçamentos para aluger dos espaços e mapas, memorando com diligências relativas à seleção de instalações para o Congresso.

Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação

Correspondência - EBLIDA, IFLA

Correspondência com EBLIDA destacando-se os seguintes assuntos: pagamento de quotas da BAD, eleições para o Comité Executiva da EBLIDA com formulário de nomeação, reuniões de Conselho, orçamento EBLIDA, estudo realizado por António Pina Falcão sobre "information Professionals and EBLIDA in the Context of the European Higher education Area", rescisão estratégica de 2001, artigo de tomada de posição de EBLIDA sobre acesso à informação no futuro, entre outros. Correspondência com IFLA destacando-se os seguintes assuntos: convite para participação em eleições, pagamento de quotas, informação sobre os candidatos às eleições, preparação de viagens, criação de rede para apoio ao tsunami do oceano Índico a 26 de dezembro de 2004, pedido de auxílio para atividades do IFLA, envio de decisões realizadas numa conferência IFLA, entre outros

Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação

Correspondência - ICA, Conselho Superior de Bibliotecas, EURBICA, Biblioteca Nacional de Angola, AECIDOC de Moçambique

Correspondência com entidades internacionais para colaboração destacando-se os seguintes assuntos: com o Conselho Superior de arquivos (ICA) sobre renovação de membro, curso de técnicos profissionais de arquivos com módulos e conteúdos, reuniões com atas, projeto de cursos, recomendações para gestão de documentos de arquivo eletrónicos; com o Conselho Superior de Bibliotecas sobre diploma que regulamenta o Decreto-Lei do Depósito Legal, reuniões, documentação de trabalho sobre formação de bibliotecários, bibliotecas públicas; EURBICA sobre The International Congress on Archives; com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa de Guiné-Bissau ocupação militar nos arquivos; com a Biblioteca Nacional de Angola para solicitação de apoio para formação em estágio; com a AECIDOC de Moçambique para cooperação; com o ICA sobre convites para a assembleia EURBICA e para outros eventos, eleições no ICA, projeto de estatutos para submissão à 15ª Assembleia geral do ICA, convites a reuniões, com o IASL; com diversas entidades para participação em eventos.

Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação

Correspondência- Ministério da Educação, INETE, PAP, Fac. Letras de Coimbra, IST, e outros

Correspondência com entidades nacionais para colaboração destacando-se os seguintes assuntos: com o Ministério da Educação para envio do programa dos "cursos Secundários predominantemente orientados para a vida activa" e do "Curso Secundário Tecnológico de Comunicação" do 10º, 11º e 12º anos; com Instituto de Educação Técnica (INETE) e Escola Profissional do Atlântico sobre nomeação do júri da Provas de Aptidão Profissional (PAP); com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra sobre vagas para formação; com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Informação Científica e Técnica sobre a validação do Referencial Europeu de Informação e Documentação; com o Ministério da Ciência e da Tecnologia sobre o 1º concurso para a apresentação de propostas do programa IST; com a Biblioteca Municipal do Porto sobre a proposta de edição de "As Bibliotecas Públicas Portuguesas: problemas e projectos de desenvolvimento"; com o Centro Cultural de Belém sobre seminário "Acesso à Informação Comunitária"; com o Instituto da Biblioteca nacional e do Livro sobre projeto de Norma Portuguesa, seminário; com a Federação Portuguesa das Associações e Sociedades Científicas (FEPASC) com reuniões, atas, jornal FEPASC atualização do diretório, entre outros.

Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação

Resultados 1 a 10 de 21