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Correspondência Redação "Cadernos" 1963-1971

Correspondência expedida pela redação "CADERNOS" destacando-se os seguintes assuntos: envio de números de cadernos, tomada de posição relativa à criação de uma biblioteca pública e arquivo Distrital de Aveiro, emissão de faturas para pagamento de quotas de assinatura dos cadernos, agradecimento de diligências para reunião, reuniões "CADERNOS".

V Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Portugueses

Documentação do V Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Portugueses incluindo programa do concerto, programa, conclusões, palavras finais do secretário do Encontro, Artur Norton, e comunicações.

Documentação do V Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Portugueses incluindo atas das reuniões da Comissão Organizativa, relatórios das reuniões, convites enviados a diversos especialistas estrangeiros (România, IFLA, Espanha, embaixada da URSS, Polónia, etc), inquéritos respondidos sobre a mesa redonda, recortes de imprensa, correspondência referente a agradecimentos de apoios e ajudas prestados, agradecimentos às facilidades prestadas para participação no Encontro, convite para participação na Comissão organizadora, orçamento, informação referente a reuniões referente à impressão das atas do Encontro com respetivos orçamentos, convites e respostas para participação na mesa redonda, entre outros.

Correspondência recebida e expedida 1974-1979

Circulares destacando-se os seguintes assuntos: convocatórias para Assembleia Geral, informações sobre cursos e ações de formação, substituição de colega, informação sobre artigos do estatutos referentes às eleições, "Síntese das críticas apresentadas na reunião convocada pela Secretaria de Estado do Planeamento, em 23/2/77, para discussão do projeto de decreto-lei que cria o Gabinete Nacional de Informação Científica e Técnica (GNICT), 2º manifesto para a Feira do Livro de 28 de junho de 1975, manifesto da UNESCO sobre bibliotecas Públicas, indicação da composição dos corpos gerentes da BAD a novos sócios, entre outros.

Correspondência expedida destacando-se os seguintes assuntos: liquidificação de faturas, envio de cheques, informação sobre seminários, formação e outros eventos, empréstimo de materiais e instalações, filiação na BAD; com a Ministério da Educação para esclarecimento sobre seguimento a inquérito enviado pela UNESCO; organização da exposição de livros infantis de 1975; pedidos de autorização para publicação de obras; tomada de posição sobre profissionais B.A.D. terem as habilitações exigidas nos diplomas DL nº 46/350, de 22 de maio de 1965 e o DL nº 49/009, de 16 de maio de 1969 e que realizem as atividades especificadas, entre outros; com UNESCO para acusação de envio de medalha; com o Estado-Maior do Exército para estabelecimentos de relações; com os arquivos franceses para "Stage Techinique International d'Archives"; com IFLA para envio de respostas ao questionário; com TEOR para informação sobre formação; sobre a Exposição itinerante dos Livros Infantis, entre outros.

Correspondência recebida e expedida 1974-1981

Correspondência recebida e expedida destacando-se os seguintes assuntos: com UNESCO para autorização de reprodução de material; com Archivum e ICA para envio de boletim Notícia BAD; com Urbanizacion Los Cipreses (Peru) para informação sobre custo da assinatura anual; conformação de assinaturas ao boletim; reclamações sobre o boletim, entre outros; resposta a críticas; informação sobre cursos, informação sobre quotas, envio de documentação, pedido de reformulação de proposta de sócio, informação sobre o VII Encontro de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Portugueses, envio de cheques, informações sobre Notícia BAD, envio de quotas de 1978, convites para cursos, pedido de facilidades para ministrar curso, entre outros; admissão de sócios, informação sobre cursos, receção de cheques, pagamento de quotas, informações aos sócios, envio de certificados de curso, entre outros; reclassificação de técnicos em funções, preparação do livro de atas, exposição de BAD sobre a situação dos bibliotecários, arquivistas e documentalistas face ao projeto das anomalias, distribuição de informações dos dia do bibliotecário, remuneração de prestação de horas, informação sobre cursos, situação atual dos bibliotecários, arquivistas e documentalistas, opinião sobre o anteprojeto "Sistema Nacional de Informação Científica e Técnica", estatuto profissional de bibliotecários, arquivistas e documentalistas, entre outros.

Atividades e eventos da Redação "Cadernos" 1962-1985

Documentação da Redação "Cadernos" incluindo curso de técnicos bibliográfico em Luanda com entrevista a Rosa Maria sobre o curso; "Leçons Dárchivistique" por Archivum com moderação de Robert Bautier com resumo das lições; relatório sobre curso de técnica Bibliográfica realizado em Luanda a 1966; palavras proferidas por Adelino de Almeida Calado, chefe do Centro de Documentação Científica do I.I.C.A., durante a sessão de abertura do curso para responsáveis por Bibliotecas e Centros de Documentação; documentação de conteúdo formativo; livro do "curso de especialização para encarregados da Biblioteca junto das Escolas Primárias" pela Direção-Geral da Educação Permanente do Ministério da Educação Nacional; anteprojeto de decreto-lei para instituição do curso superior de Ciências Documentais (confidencial); "Petit Guide des Bibliothèques Techniques" da UNESCO; plano do curso "Arquivos Históricos", do curso de Catalogação, entre outros cursos.

Documentação da Redação "Cadernos" incluindo exposição sobre a 40ª da FIAB em Washington; IV Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas de Portugal com programa; III Encontro de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas de Portugal com secções; II Encontro Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas de Portugal com entrevista; I Encontro Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas de Portugal com comunicações; V Colóquio Internacional de Estudos Luso-Brasileiros com volume nº 1 do jornal e documentação sobre a Comissão Brasileira da Classificação Decimal Universal (IBBD/CDU); Conferência internacional de Paris com projetos a empreender; nota explicatória da Comissão Brasileira de Catalogação que reuniu durante o IV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação realizado em Fortaleza, entre outros.

Documentação referente à produção editorial dos cadernos BAD incluindo comunicado sobre entrega de publicações da Secretaria de Estado da Comunicação Social, requerimento para que a BAD seja registada nas empresas jornalísticas, pedido de ISSN ao Cnere International d'enregistrement des publications en série international center for the registration of serials, registo de ISSN no Centro de Documentação Científica e Técnica, envio de cupões para assinar à publicação, pedido de lista de instituições para disseminação dos Cadernos em Angola, Moçambique e Cabo Verde, pedidos de publicitação dos Cadernos, correspondência para oferecer a possibilidade de ocupação de espaços publicitários no Notícia BAD e no Cadernos BAD, correspondência com os diversos pontos de venda organizado por separados com os vários postos relativamente a vendas de publicações à consignação, publicidade, orçamentos, entre outros.

I Congresso da BAD. Pasta 1

Documentação do I Congresso Nacional da BAD com o tema "A informação em tempo de mudança" realizado no Porto em 1085 incluindo normas para a apresentação do texto das comunicações ao congresso; modelos de documentos como de faturas, de questionário à exposição de equipamento, de correspondência e de declarações; indicações para os elementos das mesas; calendarização; informação sobre jantar dos congressistas, sobre o concerto no auditório nacional Carlos Alberto, sobre a exposição bibliográfica e a de material e equipamento informático, sobre o passeio ao Minho e sobre o próprio Congresso; mapa da exposição, entre outros; correspondência referente à organização como questões a não esquecer, memorando, ordem de trabalhos de reunião; da presidência e vice-presidência; do Secretariado com memorandos de reuniões e atas de reuniões; circulares com programa geral, planeamento de comunicações, regulamento do I Congresso, informações gerais da organização e programa; correspondência referente a inscrições e respetivos pagamentos; correspondência referente ao alojamento dos congressistas com o agente oficial de viagens e com convidados e colegas estrangeiros; correspondência sobre as instalações com solicitação de salas, respetivos orçamentos; contabilidade com correspondência, faturas e recibos e despesas do Congresso; patrocínios e apoios externos com condições para cedência de instalações no Palácio da Bolsa, correspondência sobre necessidade de financiamento e concessão de subsídios, agradecimentos pelas ajudas concedidas; organização do secretariado com listas de responsáveis de sala, indicações para os elementos da mesa, respostas a convites para as sessões, as pastas sobre distribuição de atas, materiais para colocar nas pastas, lista de restaurantes, distribuição de atas, fotocopiador; organização da sessão inaugural; organização das sessões simultâneas; organização da sessão de encerramento.

I Congresso BAD. Pasta 2

Documentação do I Congresso Nacional da BAD com o tema "A informação em tempo de mudança" realizado no Porto em 1985 incluindo organização da exposição bibliográfica com agradecimentos a apoios prestados, informação sobre a exposição, orçamentos dos serviços e dos materiais adquiridos; organização da exposição de equipamento e material informático com agradecimentos, lista de mobiliário, faturas dos serviços e materiais, autorizações de entrada, guias de entrega, orçamentos, seguro de responsabilidade civil, envio de informações sobre a exposição a empresas, respostas a questionários para a exposição, pagamentos das empresas e respetivos guias de entrega, catálogo da exposição (Beltrão Coelho, CCES/AACMP, Control Data, Direção-Geral da Energia, EBSCO, FAXON, IN/DATINFOR, INIC/CDCT, entre outros); organização das visitas às bibliotecas com programa; publicidade para a conferência de imprensa com elementos de notícia; recorte de jornal sobre entrevista a Isabel Risques; correspondência sobre difusão de notícias; notícias e suplementos na imprensa; programa social com inscrições às atividades; receção aos congressistas na B.P.M.P. com agradecimentos das ajudas prestadas; informação sobre o jantar de congressistas; organização do passeio de barco no Rio Douro com agradecimentos, informações, programa geral; atas; lista de comunicações, solicitação de resumos, correspondência de envio de comunicações; orçamentos para impressão das atas; distribuição das atas; críticas ao Congresso, entre outros.

Constituição da BAD

Documentação da Redação "Cadernos" referente à constituição da BAD incluindo convocatórias para reuniões para apreciação dos Estatutos, inquéritos referente à periocidade das reuniões, estatutos da Associação portuguesa de Estudos Clássico, plano de anteprojeto da Associação Portuguesa dos Diplomados com o Curso de Bibliotecário-Arquivista ou Associação dos Bibliotecários e Arquivistas Portugueses, ata da reunião de bibliotecários e arquivistas realizada a 9 de abril de 1965.

Documentação da Delegação Regional do Centro (DRC) incluindo lista de documentos legais da BAD, escritura notarial da BAD, declaração de inscrição no registo/início de atividade da BAD, publicação no Diário da República referente à escritura notarial.

Correspondência recebida e expedida 1976-1988

Registo de correspondência expedida e correspondência da qual se salientam os seguintes assuntos: candidatura a financiamento para criação de curso, devolução de cheque devido a curso não realizado, cooperação com Moçambique para divulgação de curso de Preparação de Técnicos Auxiliares B.A.D, estabilização de contas em falta com a ASLIB, aquisição de publicações, pedido de organização e acordo para se realizar o I Encontro de Bibliotecários de Língua Portuguesa com apoio da UNESCO, agradecimento da Presidente do Conselho Diretivo Nacional, Maria José Moura, após o término do seu mandato, pedido de apoio à Presidência do Conselho de Ministros para participação na 52ª Conferência Geral da IFLA, inscrição em cursos de Preparação de Técnicos Auxiliares de B.A.D., solicitação de publicações à Bibliotecas Municipales Ayuntamiento de Salamanca, circulares sobre formações e cursos, reunião do grupo de formação, convocatória para Assemblei Geral Ordinária, inquérito de apoio à fundamentação da tomada de decisão relativa à política de Formação Profissional para os Técnicos de Informação, solicitação de participação na revisão da lei quadro pessoal dos Serviços da Biblioteca, Arquivo e Documentação (Decreto-Lei nº 280/79, 10 de agosto, receção de subsídio enviado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (EUA) para a edição "Actas do 2º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas", pedido de colaboração no GT para a Informação na Área da Saúde a várias entidades, solicitação de documentação para admissão de sócio, requisição de livros de cheques, solicitação de documentação para admissão de candidatos ao curso de preparação de técnicos auxiliares B.A.D., preparação da vinda do Sr. Michael Cook a Portugal para ministrar um curso, candidatura a financiamento do JNICT para seminários, organização da visita de bibliotecários da Noruega, divulgação das V Jornadas das Bibliotecas Universitárias, circulares sobre conclusões da "Semana de Trabalho de Bibliotecas Municipais", proposta de orçamento para limpeza trimestral, pedido de colaboração para planificação de um curso da Casa de Cultura da Juventude da Guarda, informações sobre cursos, registos contabilísticos (pagamentos efetuados), solicitação de facilidades para monitores puderem lecionar em cursos, envio de convite para o seminário "Novas Tecnologias da Informação", envio de programas de ações de formação e exemplares dos "Cadernos BAD" e "Notícia BAD".

Circulares e respetivo registo da qual se salientam os seguintes assuntos: anúncio de admissão em curso, pedido de comparecimento de formandos para atribuições de notas e para realização de testes de avaliação, pedido de participação em inquérito referente à carreira profissional dos técnicos BAD, organização de visita de estudo a Espanha, envio de programa de cursos e seminários. Envio de circular referente ao Colóquio de reflexão sobre os Cursos de Preparação de Pessoal de Bibliotecas e Serviços de Documentação com respetivas respostas (formulário de inscrição).

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