Print preview Close

Showing 21 results

Archivistische beschrijving
Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação Stuk
Print preview View:

Eleições BAD 1989-2007

Documentação do processo eleitoral para os corpos gerentes da BAD dos triénios 1994-1996 e 1996-1998 incluindo informações sobre o processo eleitoral, composição das listas, declarações de integração dos órgãos, abaixo-assinados para subscrever as listas, linhas programáticas, composição das listas.

Documentação referente ao processo eleitoral para os corpos gerentes da BAD para o mandato de 1990-1991 incluindo composição da lista B, com as suas linhas de orientação, envio de manifesto referente à linha de ação da BAD antes das eleições, correspondência com resultados das eleições.

Documentação do processo eleitoral para os mandatos de 1990-1991, 1996-1998, 1999-2001, 2002-2004 e 2005-2007 dos corpos sociais e dos órgãos nacionais incluindo programa das listas candidatas, quadro cronológico as eleições, titulares dos órgãos nacionais e composição do Conselho Técnico de 2005/2007, introduções às listas de 1990-1991 e 1996-1998, processo eleitoral para os corpos gerentes do 1999-2001 incluindo circular informativa dos resultados, envio de lista de sócios proponentes, programa de ação da lista, declarações de aceitação de cargos e de subscrição de lista; processo eleitoral para os órgãos nacionais do triénio de 2005-2007 incluindo notas biográficas, circular informativa, subscrição às listas candidatas, declarações de aceitação de cargos, composição dos órgãos após eleição, contactos da lista candidata, lista de sócios proponentes.

Zonder titel

Gestão das Delegações Regionais - Centro & Sul

Correspondência financeira da Delegação Regional do Centro destacando-se os seguintes assuntos: envio de cheques, encargos em dívida, pagamentos, encargos em dívida, entre outros; atas de reunião do conselho fiscal da BAD-Centro e atas da Assembleia Geral da BAD-Centro, atas de reuniões do Conselho Diretivo Regional, com convocatórias, ordens de trabalho, pedidos de dispensa das reuniões; planos de atividade dos anos de 2004, 2006, 2008, 2009 e 2010 e correspondência de envio; relatórios de atividades, balanço e contas e correspondência de envio dos mesmos dos anos de 1999 até 2009; regulamento da BAD/Centro; processo eleitoral para 2005-2007 com carta aberta aos associados, informações do Conselho Diretivo Nacional (CDN), manifesto eleitoral da lista, lista de votantes, processo eleitoral para 1994-1996 e 1996-1999 com lista de 1994 e programa da lista de 1996; envio de lista de sócios com quotas em atraso.

Documentação da Delegação Regional do Sul incluindo ainda correspondência financeira destacando-se os seguintes assuntos: envio de cheques, encargos em dívida, pagamentos, encargos em dívida, informações comuns a todas as Delegações, entre outros; incluindo ata do Conselho fiscal da BAD/Sul com anexos financeiros, correspondência sobre ata nº7 do Conselho Diretivo Nacional (CDN); planos setoriais dos anos de 1996, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2009 e 2010; relatórios de atividade, relatórios e contas dos anos de 1995, 1997, 1998, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009, balancetes e correspondência de envio da documentação; regulamento da BAD/Sul de 1997; e, resultado das eleições para a Comissão Permanente do triénio de 1999-2001,processo eleitoral para os corpos sociais da Delegação com ata da Assembleia Nacional onde os mesmos foram eleitos e respetiva correspondência de envio; processo de convocatória para reunião de constituição da Delegação, proposta de formação da Delegação; regulamentos da Delegação de 1994 e correspondência de envio. Documentação da Delegação Regional dos Açores incluindo plano de atividades para o ano de 1999.

Zonder titel

Ações de formação 1977-2010

Documentação de diversas ações de formação incluindo seminário sobre "Animação de Bibliotecas Públicas" com programa; colóquio sobre o "Curso de Preparação de Técnicos Auxiliares de Bibliotecas e Serviços de Documentação" com conclusões e recomendações; seminário "Banco de Dados" com programa; curso de digitalização; curso de preservação; workshops incluindo powerpoints, lista de presença, faturas, regulamento do fundo de apoio à comunidade científica de 1996, despesas previstas, fichas de inscrição, certificados, planos anuais de formação, programas das diferentes formações, seminários, cursos, com lista de participantes e respetivos contactos, planos, pautas de avaliação das formações, lista de ações de formação de curta duração, entre outros.

Documentação do curso de "Digitalização de Documentos de Biblioteca e Arquivo" incluindo resposta ao questionário da ação de formação. Documentação referente ao seminário "Bibliotecas Portuguesas na Europa" incluindo divulgação do seminário, programa, questionário para seleção de participantes com respostas e documento de apoio "Plano de Acção para Bibliotecas: Directrizes e Critérios para Projectos".

Zonder titel

Formação contínua. Pasta 2

Documentação de ações de formação diversas organizadas por separadores correspondentes aos anos de 1990 até 2005, incluindo programas das diferentes formações, seminários, cursos, lista de participantes e respetivos contactos, planos de formação anual, entre outros.

Zonder titel

Parcerias nacionais - Terminologia Científica e Técnica, LOB, código de ética & outros

Documentação do grupo de trabalho pertencente ao projeto da Terminologia Científica e Técnica da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Informação Científica e Técnica (INCITE) incluindo informação referente a reunião com documentação do projeto a exemplo de patente, plano de ação e respetivo resumo, work plan, envio de questionários com respetivas respostas, correspondência de envio, convocação de reuniões plenários do GT com respetivos anexos, a exemplo de documentação contabilística e relatório de atividades, entre outros.

Documentação do grupo para a elaboração da Lei Orgânica dos Serviços de Biblioteca, Arquivo e Documentação (LOB) incluindo correspondência, convocatórias a reuniões, preparação da LOB, envio da mesma ao Ministério da Cultura, entre outros.

Documentação de colaborações nacionais incluindo "Proposta de Normas para a Elaboração da Lista Nominativa da Biblioteca Nacional de Lisboa"; reforma global da legislação regulamentadora do funcionamento dos museus; proposta para a reestruturação do serviço de bibliotecas da Câmara Municipal de Lisboa; reunião de diretores dos serviços de documentação das universidades com a Comissão das Bibliotecas Universitárias, entre outros.

Documentação para elaboração e aprovação de um código de ética para os profissionais de informação em Portugal incluindo relatório da Comissão Ética para os Profissionais de Informação em Portugal, sessão "O Código de Ética para os Profissionais da Informação em Portugal organizado pela BAD, Associação para a Gestão de Informação (INCITE) e APDIS, com fichas de inscrição, anteprojeto de Código de Ética para os Profissionais da Informação em Portugal, press release sobre o Código de Ética, apresentação da Comissão, adenda ao protocolo de colaboração, textos de apoio, resultados do inquérito sobre censura, relatório do Encontro Internacional de Ética na Informação, protocolo entre BAD, INCITE e APDIS, entre outros.

Zonder titel

Correspondência- Ministério da Educação, INETE, PAP, Fac. Letras de Coimbra, IST, e outros

Correspondência com entidades nacionais para colaboração destacando-se os seguintes assuntos: com o Ministério da Educação para envio do programa dos "cursos Secundários predominantemente orientados para a vida activa" e do "Curso Secundário Tecnológico de Comunicação" do 10º, 11º e 12º anos; com Instituto de Educação Técnica (INETE) e Escola Profissional do Atlântico sobre nomeação do júri da Provas de Aptidão Profissional (PAP); com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra sobre vagas para formação; com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Informação Científica e Técnica sobre a validação do Referencial Europeu de Informação e Documentação; com o Ministério da Ciência e da Tecnologia sobre o 1º concurso para a apresentação de propostas do programa IST; com a Biblioteca Municipal do Porto sobre a proposta de edição de "As Bibliotecas Públicas Portuguesas: problemas e projectos de desenvolvimento"; com o Centro Cultural de Belém sobre seminário "Acesso à Informação Comunitária"; com o Instituto da Biblioteca nacional e do Livro sobre projeto de Norma Portuguesa, seminário; com a Federação Portuguesa das Associações e Sociedades Científicas (FEPASC) com reuniões, atas, jornal FEPASC atualização do diretório, entre outros.

Zonder titel

Cursos de Preparação de Técnicos Profissionais. Pasta 3

Documentação do 1º e 2º cursos de preparação de Técnicos-Adjuntos de Biblioteca e Documentação realizados em diversas regiões de Portugal (Lisboa, Norte, Açores, Coimbra, Madeira, Évora, Braga, Castelo Branco, Aveiro, Vila do Conde, Vila Real, Portalegre) nos anos de 1993-1995, com regulamento do curso dos Açores, caderno de curso, programa, calendário, listas de monitores, pauta de classificação, lista de participantes, boletins de inscrição, protocolo entre BAD e Universidade da Madeira para realização do curso, entre outros.

Documentação do curso mencionado em epígrafe Curso de Técnicos Adjuntos de Biblioteca e Documentação realizado em Lisboa, Açores, Madeira incluindo lista de monitores, correspondência para envio doo despacho do pedido de reconhecimento do curso com informações gerais em anexo (finalidades, condições de acesso, plano curricular, metodologia, avaliações/assiduidade), programa por módulos, teste de avaliação, circulares informativas do curso, pautas de avaliação, parâmetros de avaliação, regulamento do curso, entre outros.

Zonder titel

Formação contínua. Pasta 3

Documentação das seguintes formações contínuas : seminário "Bibliotecas Infantis e Escolares", seminário "Catalogação do Livro Antigo", seminário "Gestão de Bibliotecas e Serviços de Documentação", seminário "Animação em Bibliotecas", seminário "Indexação por Assuntos" com a monitora Dra. Fernanda Russo dos reis, ex-bibliotecária da Organização das Nações Unidas, Ciclo de Informática Documental com 4 módulos, seminário "Estudos Utilizadores" orientado por T. D. Wilson, do departamento de Estudos Informacionais da Universidade de Sheffield (Inglaterra), seminário "Instrumentos de Descrição Documental em Arquivos", seminário "Indexação em Sistemas Automatizados" com Joh Eyre, seminário "Bases e Bancos de Dados", seminário "Animação em Bibliotecas", seminário sobre "Formação de Utilizadores" com o monitor Prof. Colin Harris, diretor do Centro de Investigação em estudos de Utilizadores, da Universidade de Sheffield (Inglaterra), curso "Prático de Indexação", seminário "Sistemas Micrográficos", e seminário "Empréstimo Inter-Biblioteca". Inclui respetivos programas, listas de participantes e correspondência sobre assunto diversos. Documentação das seguintes formações contínuas : curso de Inglês para técnicos BAD com a colaboração do British Council que não se realizou, curso "Prático de Indexação", curso "Formação para Formadores", curso "A Aplicação dos Microcomputadores à Informação", curso "Introdução à Informática e Programação Basic", painel "Regra Portuguesas de Catalogação", curso "Aplicações da Microinformática à Documentação" com o Johh Eyre do Polytechnic of North London enquanto monitor, curso "Introdução à Informática e Programação Basic", curso "Dimensão Social e Organizacional das Novas Tecnologias nas Bibliotecas" com monitores da School of Librarianship, Leeds Polytechnic, Inglaterra , ciclo de "Catalogação e Gestão de Catálogos", seminário "Novas Tecnologias da Informação, seu Impacto e Mudança nos Sistemas de comunicação e no Nosso Comportamento, seminário "Animação de Bibliotecas", painel "Regras Portuguesas de Catalogação" organizado pela Delegação Regional do Centro, e curso "Aplicações da Microinformática à Documentação. Inclui respetivos programas, listas de participantes e correspondência sobre assunto diversos.

Documentação das seguintes formações contínuas: curso "Introdução à Microinformática", seminário "Concepção de Bibliotecas Públicas", curso "Introdução à Micro-Informática", curso "Problemas Contemporâneos dos Arquivos de Empresa" com o monitor Bruno Delmas, diretor de l'École Nationale des Charte, "Ciclo de Catalogação", "Aplicações da Microinformática à Documentação, seminário "planificação de Arquivos" orientado pela Dra Vicenta Corès-Alonso, do Archivo Histórico Nacional de Espanha, curso "Introdução à Micro-Informática", seminário "Indexação", curso "Introdução à Micro-Informática", seminário "Indexação", curso "Preservação e Conservação", cursos "Cultura Gráfica", "Bases de Dados Bibliográficos" com o monitor John Eyre do IMT Ltd, "Acesso a Base de Dados", curso "Como organizar e animar bibliotecas escolares", 2º curso "Como Organizar e animar bibliotecas Escolares", curso "Sistemas micrográficos, curso "indexação por assuntos", curso "Tratamento de Texto", curso "Arquivos Correntes e Intermédios", curso "Restauro Corrente", curso "Indexação por Assuntos", curso "Novas Tecnologias da Informação", curso "introdução à Microinformática". Inclui respetivos programas, listas de participantes e correspondência sobre assunto diversos. Documentação das seguintes formações contínuas: curso "Preservação e Conservação de Documentos Gráficos", curso "Restauro Corrente", "Acesso a Base de Dados", curso "Catalogação de Material Especial", ação de formação "Arquivos municipais" com o monitor Dr. Pedro Lopez Gomez, diretor do Archivo del Reino de Galicia, curso "Restauro Corrente", seminário "Métodos e Técnicas de Elaboração de Resumos Analíticos", curso "Introdução à Microinformática", curso "Informática Documental", curso "Automatização de Arquivos" com o monitor Michael Cook da Universidade de Liverpool, Membro Permanente do Comité de Automatização do Conselho Internacional de Arquivos, curso "Ciclo de Catalogação e Gestão de Catálogos, Monografias e Publicações em Série", cursos sobre "Linguagem de Integração do Sistema de Bases de Dados STN Internacional" com a monitora Ursula Klemm do STN International em Karlsrule (Alemanha) com 2 edições no mesmo ano, curso "Automated Catalogues" com o monitor Prof. John Eyre, curso de "Documentação e Curltura Gráfica", curso "Management Techniques in Special Libraries" com monitor Prof. Terry Beck da Polytechnic of North London, e seminário "Indexação por Assuntos" com 2 edições em novembro. Inclui respetivos programas, listas de participantes e correspondência sobre assunto diversos. Documentação do curso "Aplicação de Novas Tecnologias de Informação em Bibliotecas Especializadas incluindo lista de participantes e de presenças, programa, horário, pautas de classificação final, boletins de inscrição com respetivas provas de admissão, regulamento do curso, correspondência de organização e divulgação.

Zonder titel

I ao VIII Congressos BAD

Documentação de Congressos da BAD incluindo volumes de atas do I, VI e VII Congressos (com participantes, programas, regulamento, entre outros), listas de participantes do I, II, III, IV, V, VI e VII Congressos e quadro cronológico dos Encontros e Congressos da BAD.

Documentação do VI e VII Congressos, incluindo projeto do VII Congresso, comentários a comunicações, programa do VI Congresso, divulgação do VI Congresso, mapa ExpoBAD, envio de artigo para o VI Congresso, entre outros.
Documentação do II Congresso Nacional da BAD com o tema "A integração europeia: um desafio à informação" realizado em Coimbra, incluindo fotografias, circulares informativas.

Documentação do V Congresso Nacional da BAD com o tema "Multiculturalismo: arquivos, bibliotecas e serviços de informação" realizada em Lisboa em 1994, incluindo resumos das comunicações, lista de participantes, catálogo da ExpoBAD, programa.
Documentação referente ao IV Congresso BAD com o tema "Informação, Ciência, Cultura: Bibliotecas e Arquivos para o Ano 2000" que se realizou em Braga, incluindo divulgação do evento e do respetivo programa e panfleto, moção e texto "Pelos nossos direitos!", correspondência com envio das comunicações.

Documentação do VII Congresso BAD com o tema "Informação: o desafio do futuro" realizado no Porto em 2001, incluindo envio de proposta de Congresso à Câmara Municipal do Porto para obtenção de apoio; seminários pré-congresso EAD e Dublin Core, incluindo inscrições, lista de formas de pagamento, programa, lista de presenças, avaliação do seminário EAD.

Documentação do VIII Congresso BAD que teve tema "Nas Encruzilhadas da Informação e da Cultura: (Re)Inventar a Profissão" realizado no Estoril em 2004, incluindo procura do local para realização do mesmo com correspondência com Hotel Altis, Pavilhão Atlântico, Centro de Congresso da AIP, Centro de Congresso do Estoril e Centro Cultural de Belém com propostas de orçamentos para aluger dos espaços e mapas, memorando com diligências relativas à seleção de instalações para o Congresso.

Zonder titel

Encontros, Fóruns, Conferências e diversos eventos 1965-2008

Documentação do 3º Encontro de Bibliotecários de Língua Portuguesa incluindo lista de participantes e quadro cronológico dos Encontros e Congressos da BAD.

Documentação do IV Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas incluindo editorial, lista de participantes e quadro cronológico dos Encontros e Congressos da BAD.

Documentação do 1º Encontro dos Bibliotecários e Arquivistas Portugueses incluindo ordem dos trabalhos das secções e lista de participantes.

Documentação referente a diversos eventos internacionais incluindo VII Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Portugueses de 1979 com conclusões a serem divulgadas por uma Comissão Permanente da BAD; documentação da BIBLIOMEDIA (Associação de Bibliotecas para a Cooperação) com documentação referente à sessão solene realizada na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, coincidindo com as comemorações do 1º centenário da morte de Camilo Castelo Branco (com programa de encerramento das mesmas) com discurso de abertura, lista de convidados, programa da visita do Presidente da República - Dr. Mário Soares -, dossier de imprensa e documentação legal; ata da 2ª reunião do Fórum dos Arquivistas Lusófonos; carta de Lisboa referente às conclusões ao I Encontro de Bibliotecários de Língua Portuguesa que ocorreu durante o III Congresso BAD; informações referentes à cooperação entre ICP e Fundação Aga Khan em África e informação sobre a Organização não Governamentais Portuguesas para a Cooperação e Desenvolvimento.

Documentação de diversos eventos incluindo 3ª reunião do Fórum dos Arquivistas Lusófonos que foi realizado em Cabo Verde em 1995 incluindo correspondência organizadora; V Encontro dos Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas Portugueses incluindo comunicação de Maria Manuela Cruzeiro; Encontro Nacional dos Trabalhadores da Carreira BAD que decorreu em Lisboa no IST; Fórum dos Arquivistas Lusófonos organizado pela Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB) incluindo preparação do projeto "Boletim Informativo do Fórum dos Arquivistas Lusófonos", ata de reunião de arquivistas de países de língua Portuguesa; III Encontro Luso-Espanhol de Centros de Documentação Especializados em Comunicação Social realizado em Viana do Castelo incluindo comunicação de Nuno Rossiná Rosado; sessão de apresentação do livro "Regras de Catalogação" que se realizou no Arquivo Distrital do Porto a 27 de junho de 2008 incluindo lista de participantes, lista de reservas do livro, certificados de presença, preçário da apresentação; relatório da Comissão Organizadora da Conferência Nacional sobre Formação e Carreiras BAD; ENCONTROS (com panfleto do V Encontro Regional de Informação: Valor Universal, carta sobre os I, II e III Encontros Internacionais de Bibliotecários de Língua Portuguesa); FÓRUNS com atas da II reunião do Fórum dos Arquivistas Lusófonos, entre outros); e CONFERÊNCIAS (com relatórios da Comissão Organizadora da Conferência Nacional sobre Formação e Carreiras BAD e correspondência sobre a exposição comemorativa dos 25 anos da BAD).

Zonder titel

Resultaten 1 tot 10 van 21