Item 1 - Eleições BAD 1989-2007

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Reference code

PT/BAD/ BAD/COF/004/1

Title

Eleições BAD 1989-2007

Date(s)

  • 1989-12-DD - 2007-MM-DD (Creation)

Level of description

Item

Extent and medium

345 x 120 x 245

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Name of creator

(1973-atualidade)

Administrative history

A 20 de julho de 1972 foi eleita a Comissão mandatada para constituir a BAD constituída por Adriano Andrade, Maria Alice Serrano, Maria José Moura, Maria Manuela Cruzeiro Maria e Rosa Dias Costa. A partir dessa data a Comissão reuniu várias vezes até discutir a constituição e os futuros estatutos da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais de Documentação e Informação (BAD). As referidas reuniões prolongaram-se durante o período de mais de um ano. A 10 de agosto de 1973, um despacho do Secretário de Estado homologa a Comissão Promotora da BAD e seis dias depois um despacho da Direção-Geral dos Assuntos Culturais homologa os estatutos da BAD (publicados no “Diário do Governo” III Série, n.º 296 a 21 de dezembro de 1973).
A 19 de novembro de 1973 lavra-se a escritura notarial de constituição da BAD no 6º cartório de Lisboa e a 7 de dezembro do referido ano, em Coimbra, são eleitos em Assembleia Geral os primeiros corpos regentes. Inicialmente, a sua estrutura orgânica era composta por 3 órgãos: Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal.
Foi convocada uma Assembleia Geral Extraordinária a 26 de novembro de 1974, onde se criou uma imagem mais institucional, consolidou a estrutura organizativa, se promoveram iniciáticas e a Redação dos “Cadernos” foi tornando num órgão oficial da BAD.
A 8 de outubro de 1975 foi criada a Delegação Regional do Centro que só iniciou as suas atividades em 1979, com reunião a 17 de novembro para respetiva estruturação e eleição dos delegados regionais.
A 13 de abril de 1983, foram publicadas as alterações aos estatutos da BAD no “Diário da República” III Série, n. º85.
A 29 de abril de 1983 foi constituída a Comissão instaladora da Delegação Regional do Norte.
Em 1988, o despacho do 1º ministro, professor Aníbal Cavaco Silva, atribuiu à BAD o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública (7 de junho).
Apesar da atividade formadores e das inúmeras ações de formação e cursos organizados pela BAD desde a sua criação, apenas a 15 de dezembro de 1994 é que a Secretaria de Estado da Modernização Administrativa realiza um despacho acreditando a BAD enquanto “Entidade formadora para a administração pública” (Decreto-lei n. º9/94, de 13 de janeiro).
Em 1993, foi criado o Conselho para a ética dos Profissionais da Informação através do Comité para o Código deontológico da BAD, onde foi criado o atual Código de Ética.
A Delegação Regional do Sul foi constituída a 20 de dezembro de 1994 e a Delegação Regional dos Açores surge quatro anos depois, a 30 de setembro de 1998.
Em 2019, foram atualizados os Estatutos de modo a centralizar os órgãos da BAD. Assim, os seus órgãos sofreram as seguintes alterações: o Conselho Diretivo Nacional passa a intitular-se de Conselho Nacional; a Assembleia Geral Regional desaparece, existindo apenas a Assembleia Geral; e os Conselhos Diretivos Regionais de cada Delegação Regional são substituídos por Representantes das NUT’s. Esta estrutura envolve uma maior ligação e centralização da sede da BAD. Foi também neste ano em que a Delegação Regional do Sul se subdividiu em duas – do Alentejo e do Algarve. E, apenas no final do mandato de 2017-2019 foi criada a Delegação Regional da Madeira.

Archival history

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Scope and content

Documentação do processo eleitoral para os corpos gerentes da BAD dos triénios 1994-1996 e 1996-1998 incluindo informações sobre o processo eleitoral, composição das listas, declarações de integração dos órgãos, abaixo-assinados para subscrever as listas, linhas programáticas, composição das listas.

Documentação referente ao processo eleitoral para os corpos gerentes da BAD para o mandato de 1990-1991 incluindo composição da lista B, com as suas linhas de orientação, envio de manifesto referente à linha de ação da BAD antes das eleições, correspondência com resultados das eleições.

Documentação do processo eleitoral para os mandatos de 1990-1991, 1996-1998, 1999-2001, 2002-2004 e 2005-2007 dos corpos sociais e dos órgãos nacionais incluindo programa das listas candidatas, quadro cronológico as eleições, titulares dos órgãos nacionais e composição do Conselho Técnico de 2005/2007, introduções às listas de 1990-1991 e 1996-1998, processo eleitoral para os corpos gerentes do 1999-2001 incluindo circular informativa dos resultados, envio de lista de sócios proponentes, programa de ação da lista, declarações de aceitação de cargos e de subscrição de lista; processo eleitoral para os órgãos nacionais do triénio de 2005-2007 incluindo notas biográficas, circular informativa, subscrição às listas candidatas, declarações de aceitação de cargos, composição dos órgãos após eleição, contactos da lista candidata, lista de sócios proponentes.

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