Identificatie
referentie code
Titel
Datum(s)
- 1969-12-16 - 2006-02-20 (Vervaardig)
Beschrijvingsniveau
Stuk
Omvang en medium
345 x 120 x 245
Context
Naam van de archiefvormer
Institutionele geschiedenis
A 20 de julho de 1972 foi eleita a Comissão mandatada para constituir a BAD constituída por Adriano Andrade, Maria Alice Serrano, Maria José Moura, Maria Manuela Cruzeiro Maria e Rosa Dias Costa. A partir dessa data a Comissão reuniu várias vezes até discutir a constituição e os futuros estatutos da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais de Documentação e Informação (BAD). As referidas reuniões prolongaram-se durante o período de mais de um ano. A 10 de agosto de 1973, um despacho do Secretário de Estado homologa a Comissão Promotora da BAD e seis dias depois um despacho da Direção-Geral dos Assuntos Culturais homologa os estatutos da BAD (publicados no “Diário do Governo” III Série, n.º 296 a 21 de dezembro de 1973).
A 19 de novembro de 1973 lavra-se a escritura notarial de constituição da BAD no 6º cartório de Lisboa e a 7 de dezembro do referido ano, em Coimbra, são eleitos em Assembleia Geral os primeiros corpos regentes. Inicialmente, a sua estrutura orgânica era composta por 3 órgãos: Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal.
Foi convocada uma Assembleia Geral Extraordinária a 26 de novembro de 1974, onde se criou uma imagem mais institucional, consolidou a estrutura organizativa, se promoveram iniciáticas e a Redação dos “Cadernos” foi tornando num órgão oficial da BAD.
A 8 de outubro de 1975 foi criada a Delegação Regional do Centro que só iniciou as suas atividades em 1979, com reunião a 17 de novembro para respetiva estruturação e eleição dos delegados regionais.
A 13 de abril de 1983, foram publicadas as alterações aos estatutos da BAD no “Diário da República” III Série, n. º85.
A 29 de abril de 1983 foi constituída a Comissão instaladora da Delegação Regional do Norte.
Em 1988, o despacho do 1º ministro, professor Aníbal Cavaco Silva, atribuiu à BAD o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública (7 de junho).
Apesar da atividade formadores e das inúmeras ações de formação e cursos organizados pela BAD desde a sua criação, apenas a 15 de dezembro de 1994 é que a Secretaria de Estado da Modernização Administrativa realiza um despacho acreditando a BAD enquanto “Entidade formadora para a administração pública” (Decreto-lei n. º9/94, de 13 de janeiro).
Em 1993, foi criado o Conselho para a ética dos Profissionais da Informação através do Comité para o Código deontológico da BAD, onde foi criado o atual Código de Ética.
A Delegação Regional do Sul foi constituída a 20 de dezembro de 1994 e a Delegação Regional dos Açores surge quatro anos depois, a 30 de setembro de 1998.
Em 2019, foram atualizados os Estatutos de modo a centralizar os órgãos da BAD. Assim, os seus órgãos sofreram as seguintes alterações: o Conselho Diretivo Nacional passa a intitular-se de Conselho Nacional; a Assembleia Geral Regional desaparece, existindo apenas a Assembleia Geral; e os Conselhos Diretivos Regionais de cada Delegação Regional são substituídos por Representantes das NUT’s. Esta estrutura envolve uma maior ligação e centralização da sede da BAD. Foi também neste ano em que a Delegação Regional do Sul se subdividiu em duas – do Alentejo e do Algarve. E, apenas no final do mandato de 2017-2019 foi criada a Delegação Regional da Madeira.
Geschiedenis van het archief
Directe bron van verwerving of overbrenging
Inhoud en structuur
Bereik en inhoud
Correspondência recebida e expedida referente a ações de formação e desenvolvimento pessoal destacando-se os seguintes assuntos: pedidos de esclarecimentos sobre formação, proposta de orçamento, defesas públicas da Prova de Aptidão Profissional (PAP), pedido de parecer sobre materiais de informações e orientação escolar e profissional a produzir no âmbito da Revisão Curricular do Ensino Secundário, convocatórias de reuniões de coordenadores e de trabalho, entre outros.
Correspondência recebida e expedida da BAD destacando-se os seguintes assuntos: convites e resposta para integração do Conselho Técnico da BAD; autenticação da BAD enquanto entidade com utilidade pública; parecer referente aos estatutos; contabilidade; assinatura aos CADERNOS; informação sobre projetos desenvolvidos no estrangeiros; convocação de greve aos trabalhadores de B.A.D., convocada pelo sindicato dos trabalhadores da função pública do sul e açores; orçamento de viagem; informação sobre necessidade de adiar o III Congresso e a reunião de Bibliotecários de Língua Portuguesa; informação referente à situação dos catalogadores no decreto-lei nº 49/410; programa do Dia do Bibliotecário; convocatória Assembleia Geral de 7 de maio de 1974; comunicação de homologação dos estatutos no dia 16 de agosto de 1973; deveres do Bibliotecário-arquivista; agenda da reunião de valorização profissional para discussão dos Estatutos; com o Município de Caminha sobre estágio de Ana maria Veiga Martins; com a Câmara Municipal do Porto para agradecimento de duas inscrições gratuitas para ação de formação "Como Fazer uma Biblioteca Digital"; com o Ministério da Educação para envio da revista escolar "Voz de Amares", entre outros.
Correspondência recebida e expedida da Delegação Regional do Centro destacando-se os seguintes assuntos: informação sobre ofertas de emprego; divulgação de questionário, informação sobre reunião, entre outros.
Correspondência recebida destacando-se os seguintes assuntos: informação sobre cursos; com a biblioteca geral da universidade de Coimbra sobre a distribuição de bio-bibliografia de Jorge Peixoto; com o Ministério de Educação sobre via profissionalizante do 12º ano de escolaridade; envio de cheques; interessados em cursos, lista de participantes de curso, lista de pagamentos de inscrições em cursos; com o reitor da Universidade de Lisboa sobre a reestruturação das carreiras BAD; pagamento de quotas; com o Banco de Portugal para convite em conferência com o tema "Le rôle de l'information economique et financière dans le Banque"; envio de conclusões do 7º Encontro dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas Portugueses, entre outros.