Identificatie
referentie code
Titel
Datum(s)
- 1996-01-04 - 1996-01-05 (Vervaardig)
Beschrijvingsniveau
Reeks
Omvang en medium
17 fotografias
Context
Naam van de archiefvormer
Naam van de archiefvormer
Geschiedenis van het archief
Directe bron van verwerving of overbrenging
Inhoud en structuur
Bereik en inhoud
A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, através do seu Grupo de Trabalho dedicado a esta temática, pretendeu, ao organizar este Encontro, promover a reflexão sobre o papel e o lugar da Documentação na Escola.
Balanço e Conclusões:
A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, através do seu Grupo de Trabalho dedicado a esta temática, pretendeu, ao organizar este Encontro, promover a reflexão sobre o papel e o lugar da Documentação na Escola.
Seiscentos participantes, de todo o país, e dezenas de comunicações, em dois dias bem preenchidos, parecem confirmar-nos a justeza desta iniciativa. E até a referência à deficiente divulgação entre escolas e outros centro educativos do 1º Ciclo e do Pré-Escolar, inteiramente justificada, apesar dos esforços da Organização, aponta neste sentido.
Consideramos conseguido o nosso principal objectivo, que era também contribuir para que haja mais diálogo entre todos os possíveis e necessários intervenientes, com os seus diferentes e complementares saberes. Deste diálogo, como de todos o que são verdadeiros, resultam convergências e divergências, confrontos de posições e encontros de novas formas.
Haverá que destacar a diversidade e a riqueza das intervenções que aqui tivemos, alguns pontos que surgiram recorrentemente, em quase tidas as sessões realizadas:
- Urgência de um investimento sério neste campo, por parte dos poderes públicos, com medidas concertadas e coerentes, permitindo o desenvolvimento de dinâmicas flexíveis mas providas de meios e apoios mínimos, para que se ultrapasse o horizonte do efémero e se construam reais recursos educativos;
- Importância dos recursos humanos e, em especial, da sua formação adequada;
necessidade de mobilidades ajustadas a cada realidade local, promovendo diferentes formas de cooperação e rentabilização dos recursos existentes; - Consciência de que este tipo de intervenção nos domínios da leitura e do sistema educativo é sempre tão importante quanto a polémica , precisamente porque não é inócuo.
Podemos ainda considerar que os documentos apresentados como Carta de Direitos foram na sua generalidade aceites (Cf anexo: Cartas de Direitos, 1ª e 2ª p.)
Encaremos este encontro como um presságio de novos e melhores tempos para a Leitura Escolar.
Tomemos balanço para outros trabalhos, e para II Encontro Nacional sobre Documentação e Informação na Escola.
pela Comissão Organizadora
Maria José Vitorino