Serie - ‎10º Encontro Nacional de Arquivos Municipais

Área de identidad

Código de referencia

Título

‎10º Encontro Nacional de Arquivos Municipais

Fecha(s)

  • 2011-11-04 - 2011-11-05 (Creación)

Nivel de descripción

Serie

Volumen y soporte

44 fotografias

Área de contexto

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Tema: Gestão da Informação na Administração Municipal: passado, presente e futuro

A BAD, pela secção de Arquivos Municipais, vai realizar o 10º Encontro Nacional de Arquivos Municipais nos próximos dias 4 e 5 de Novembro. Contando com apoio da Câmara Municipal de Leiria e a colaboração do Instituto Politécnico de Leiria, o encontro decorrerá no auditório do Teatro “Miguel Franco” em Leiria e apresenta como tema “Gestão da Informação na Administração Municipal: passado, presente e futuro”.

Conclusões
Conscientes de que a Administração Local continua a viver um exigente, inquestionável e irreversível desafio de modernização administrativa, prosseguindo um patamar de desenvolvimento que visa garantir a satisfação plena aos cidadãos, o firme caminhar no futuro próximo implica, sem dúvida, a estruturação de um nova cultura, agora, ao que tudo indica, com uma nova arquitectura na governância autárquica do País.
Assim, aos Arquivos Municipais são reconhecidos, entre outros, os prementes desafios de:
1.º Constituir redes informais como forma de partilha de conhecimentos, experiências, sedimentação de parcerias, discussão de políticas e abordagens profissionais por parte dos arquivistas, com os objectivos de resolver problemas técnicos e de aumentar a visibilidade do trabalho arquivístico;
2.º Acentuar a promoção da implementação de uma política de gestão integrada de arquivos orientada para critérios de qualidade e existência de recursos humanos especializados no seio dos municípios;
3.º Reiterar a necessidade dos arquivos possuírem edifícios devidamente dimensionados para o exercício da sua missão;
4.º Assegurar e garantir a efectiva implementação de planos de preservação digital nas autarquias locais;
5.º Reforçar a necessidade dos arquivistas intervirem e serem parte constituinte das equipas que definem e orientam as estratégias de gestão documental e de gestão da qualidade, visando a maior celeridade, rapidez, eficácia e eficiência, bem como melhoria continua, no acesso à informação e ao conhecimento;
6.º Reafirmar a transparência dos actos administrativos, a igualdade de acesso dos cidadãos à informação e a permanente democratização da gestão municipal;
7.º Reconhecer a pertinente e legitima consagração das carreiras específicas de Técnico Superior, Técnico, Coordenador Técnico, Assistente Técnico e Assistente Operacional na Área de Arquivo;
8.º Revisão urgente do Regulamento Arquivístico para as Autarquias Locais – Portaria n.º 1253, de 14 de Outubro de 2009;
9.º Modernização dos procedimentos administrativos através da inovação de práticas e de instrumentos de trabalho.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados