Documentação referente às reuniões do Conselho Diretivo Nacional (CDN), atual Conselho Nacional. Atualmente, o CDN reúne obrigatoriamente quatro vezes por ano, no entanto em versões antigas dos estatutos tinham obrigatoriedade de reunir mensalmente. Inclui atas das reuniões do CDN desde a 1ª ata de 21 de fevereiro de 1974 até à ata nº 72 de 2 de março de 2019. Inclui ainda respetivas convocatórias, listas de presenças, ordens de trabalho, entre outros.
O Arquivo Histórico da BAD está repleto de informação que documenta as funções e atividades da Associação. O fundo tratado tem documentação referente às funções da Associação e da sua gestão interna - como eleições, reuniões, estatutos, entre outros -, das Delegações Regionais e dos grupos de trabalho. Contém documentação referente a eventos, formações, apoios financeiros, cooperações internacionais e nacionais, correspondência, tomadas de posição políticas, entre outros.
Realiza-se no próximo dia 12 de julho a primeira sessão do Ciclo de Reflexões e Debates organizado pelo Grupo de trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo (GT-GDA) da BAD, intitulada “Preservação Digital: da teoria à prática”. O evento decorre no Arquivo Distrital do Porto e conta com a participação de Miguel Ferreira, da empresa Keep Solutions, e com Cidália Ferreira, da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI). A moderação do debate estará a cargo de Cristiana Freitas do Arquivo Municipal de Ponte de Lima e membro do GT-GDA. Miguel Ferreira fará uma abordagem em torno dos conceitos e do estado da arte em termos de preservação digital. A sua comunicação, intitulada “De Cabinda ao Cunene” (disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/24700 ). Cidália Ferreira apresentará o caso prático da elaboração do Plano de Preservação Digital do seu Ministério e as dificuldades da sua aplicação.
Organizado pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior da BAD realizou-se em 2003, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, o 1º Encontro das BES com o tema “Conhecimento, Qualidade e Inovação” Tratou-se de uma iniciativa aberta a profissionais que trabalhavam em instituições do ensino superior público e privado, bibliotecários, documentalistas e outros profissionais da informação. Com cerca de 130 participantes e convidados nacionais e estrangeiros, pretendeu-se com o 1º Encontro de 2003:
constituir um fórum de discussão e atualização de conhecimentos sobre as questões mais importantes, na época, na esfera das bibliotecas do ensino superior;
definir estratégias que visavam solucionar, na prática, alguns dos problemas mais importantes das bibliotecas do ensino superior.
Esta coleção contém fotografias tiradas pela autoria da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Documentação e Informação, de modo a documentar os momentos vividos e proporcionadas pela mesma. Esta coleção remonta ao ano de 1965, quase uma década antes da fundação da BAD. Estas fotografias foram herdadas da Redação "Cadernos", atendendo que este grupo é parte integrante da BAD desde a sua criação em 1973. As fotografias ilustram diversos momentos, eventos e iniciativas organizadas ou promovidas pela BAD, a exemplo de formações, Congressos, Encontros, entre outros.
Documentação enviada da Delegação Regional do Centro referente a todas as suas atividades e funções. Documentação da autoria da Delegação e produzida no decorrer das suas atividades diárias. Enviada à sede da BAD em Lisboa após a alteração dos estatutos, para a unificação e centralização da Associação.
Inclui documentação de organização e divulgação de eventos organizados pela Delegação Regional do Centro, a exemplo das II Jornadas das Bibliotecas Universitárias Portuguesas, palestra "Um olhar sobre: a Biblioteca Pública e a Biblioteca Escolar".