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‎10º Encontro Nacional de Arquivos Municipais

Tema: Gestão da Informação na Administração Municipal: passado, presente e futuro

A BAD, pela secção de Arquivos Municipais, vai realizar o 10º Encontro Nacional de Arquivos Municipais nos próximos dias 4 e 5 de Novembro. Contando com apoio da Câmara Municipal de Leiria e a colaboração do Instituto Politécnico de Leiria, o encontro decorrerá no auditório do Teatro “Miguel Franco” em Leiria e apresenta como tema “Gestão da Informação na Administração Municipal: passado, presente e futuro”.

Conclusões
Conscientes de que a Administração Local continua a viver um exigente, inquestionável e irreversível desafio de modernização administrativa, prosseguindo um patamar de desenvolvimento que visa garantir a satisfação plena aos cidadãos, o firme caminhar no futuro próximo implica, sem dúvida, a estruturação de um nova cultura, agora, ao que tudo indica, com uma nova arquitectura na governância autárquica do País.
Assim, aos Arquivos Municipais são reconhecidos, entre outros, os prementes desafios de:
1.º Constituir redes informais como forma de partilha de conhecimentos, experiências, sedimentação de parcerias, discussão de políticas e abordagens profissionais por parte dos arquivistas, com os objectivos de resolver problemas técnicos e de aumentar a visibilidade do trabalho arquivístico;
2.º Acentuar a promoção da implementação de uma política de gestão integrada de arquivos orientada para critérios de qualidade e existência de recursos humanos especializados no seio dos municípios;
3.º Reiterar a necessidade dos arquivos possuírem edifícios devidamente dimensionados para o exercício da sua missão;
4.º Assegurar e garantir a efectiva implementação de planos de preservação digital nas autarquias locais;
5.º Reforçar a necessidade dos arquivistas intervirem e serem parte constituinte das equipas que definem e orientam as estratégias de gestão documental e de gestão da qualidade, visando a maior celeridade, rapidez, eficácia e eficiência, bem como melhoria continua, no acesso à informação e ao conhecimento;
6.º Reafirmar a transparência dos actos administrativos, a igualdade de acesso dos cidadãos à informação e a permanente democratização da gestão municipal;
7.º Reconhecer a pertinente e legitima consagração das carreiras específicas de Técnico Superior, Técnico, Coordenador Técnico, Assistente Técnico e Assistente Operacional na Área de Arquivo;
8.º Revisão urgente do Regulamento Arquivístico para as Autarquias Locais – Portaria n.º 1253, de 14 de Outubro de 2009;
9.º Modernização dos procedimentos administrativos através da inovação de práticas e de instrumentos de trabalho.

XIII Encontro Regional BAD - Açores

A Delegação Regional dos Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas realiza no dia 28 de novembro de 2014, o XIII Encontro Regional da BAD Açores. Este tem lugar no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e tem como tema: “Profissionais da informação: desafios de uma nova era.”

XII Encontro Regional da BAD nos Açores – 16 de dezembro de 2013

Tempo de crise é tempo de avaliação, de mudança, de afirmação. Hoje é tempo de transformação das Bibliotecas, Arquivos e Museus. É neste contexto que se realiza o XII Encontro Regional da BAD da Delegação Regional dos Açores. Com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da SATA, o encontro dos profissionais de informação está marcado para o dia 16 de Dezembro de 2013, no Teatro Ribeiragrandense.
Sob a designação “Novos papéis, novos serviços: preparado para a(s) mudança(s)?”, pretende-se refletir sobre os desafios atuais e futuros nos serviços de informação. Entre outros convidados, teremos a presença de Pedro Penteado da DGLAB.

XI Congresso BAD. Pasta 1

Documentação do XI Congresso da BAD realizado em Lisboa em 2012 com o tema "Integração, Acesso e Valor Social" incluindo confirmações de registo no Congresso com respetiva informação e comprovativos de pagamento; lista de workshops e de visitas técnicas do Pré-Congresso, correspondência para informação do número de inscritos, e respetivas confirmações de registos de inscrições.

X e XI Congressos BAD

Documentação do XI Congresso da BAD realizado em Lisboa em 2012 com o tema "Integração, Acesso e Valor Social" incluindo certificados por enviar, lista de certificados entregues, lista de entrega de pastas, boletins de inscrição, confirmação de registo de inscrições com respetivos pagamentos, correspondência referente a pedido de acompanhamento em apresentação de poster devido a doença incapacitante das condições físicas da oradora; confirmação de registo de inscrições (inclui anulações e desistências) com respetivos pagamentos e informação, certificados por enviar pois os inscritos não compareceram.

Documentação do X Congresso da BAD realizado em Guimarães em 2010 com o tema "Políticas de Informação na sociedade em rede" incluindo inscrição de voluntários, lista de voluntários, correspondência relativa a questões referentes à inscrição na bolsa de voluntários, circular informativa das funções a desenvolver pelos voluntários, entre outros.

X Congresso BAD. Pasta 3

Documentação do X Congresso da BAD realizado em Guimarães em 2010 com o tema "Políticas de Informação na sociedade em rede" incluindo convites a expositores, boletins de inscrição com respetiva correspondência, lista de inscritos, plantas dos pisos, valores do material adicional, entre outros.

X Congresso BAD. Pasta 2

Documentação do X Congresso da BAD realizado em Guimarães em 2010 com o tema "Políticas de Informação na sociedade em rede" incluindo organização do jantar com lista de participantes, programa do Congresso, valores do jantar, lista de pagamentos do jantar, correspondência para comprovação de pagamentos do jantar, confirmação de presenças no jantar, envio de faturação; solicitação e concessão de patrocínios/apoios, orçamentos, divulgação, envio de convites para as sessões de abertura, encerramento e outros, marcação de viagens, material gráfico, ofícios que anunciam a possibilidade de visita a instituições, pedido de solicitação de salas e materiais, regulamento das condições gerais das regras de gestão e funcionamento internos do Centro Cultural Vila Flor, relatório de visita às instalações do centro cultural Vila Flor e respetivo contrato de aluger, correspondência para constituição de comissão organizadora (solicitação de facilidades, convites), atas de reuniões da comissão referida, correspondência de agradecimento, lista de participantes, adenda ao programa, proposta de plano de comunicação, entre outros; convites a oradores e respetivos agradecimentos, convites à Comissão Organizadora, correspondência da Comissão Organizadora sobre reuniões, subtemas e outros assuntos, convites a oradores para entregarem os painéis.

X Congresso BAD. Pasta 1

Documentação do X Congresso da BAD realizado em Guimarães em 2010 com o tema "Políticas de Informação na sociedade em rede" incluindo boletins de inscrições e respetiva correspondência de envio dos mesmos e documentação comprovativa de pagamento.

Workshop BAM! Precisamos de normas! Normas e modelos de dados em B(ibliotecas), A(rquivos) e M(useus)

Workshop BAM! Precisamos de normas!
Normas e modelos de dados em B(ibliotecas), A(rquivos) e M(useus)

Apesar da natural especialização profissional e científica que ocorre entre as Bibliotecas, os Arquivos e os Museus (BAM), estas instituições acolhem pontos comuns com um foco na comunicação da informação que guardam, conservam, estudam e divulgam.
Enquanto espaços de informação e de comunicação, as BAM expressam uma abordagem integradora tendo como denominadores comuns a utilização de sistemas organizados de coleções e a utilização de normativos para a organização e representação da informação.
E assim falamos de interoperabilidade e acessibilidade de informação e da necessidade de normas, temas que iremos abordar no workshop BAM! Precisamos de normas! Normas e modelos de dados em B(ibliotecas), A(rquivos) e M(useus), a realizar, em Lisboa, presencialmente, no dia 22 de outubro de 2021, no Goethe-Institut Portugal.
A normalização da informação é fundamental para abordarmos os sistemas de informação, a gestão da informação em coleções e as questões relacionadas com a aplicação de normas na documentação em museus, em três grandes áreas: estruturas de dados, procedimentos e terminologias.
Nesta sessão teremos as apresentações de Monika Hagedorn-Saupe e de Axel Ermert do Institute for Museum Research de Berlim, sobre o CIDOC, o Comité Internacional para a Documentação do ICOM e o trabalho que este comité tem desenvolvido no âmbito da normalização da documentação em museus e serão também apresentados os projetos em desenvolvimento pela ISO – International Organization for Standardization relacionados também com a gestão da informação e a documentação em museus.
Para além de outras apresentações, teremos também oportunidade de ficar a conhecer melhor o trabalho que está a ser desenvolvido pelo DOMINO (DocumentandO Museu IberoamericaNO), um dos mais recentes grupos de trabalho do CIDOC, que tem como principal objetivo disseminar o trabalho do CIDOC nos países e comunidades de línguas portuguesa e espanhola.

Webinars BAD

Inclui capturas de ecrãs realizadas aos 4º, 6º. 7º. 8º, 9º e 10º webinares da BAD de 2012.

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