O Arquivo Histórico da BAD está repleto de informação que documenta as funções e atividades da Associação. O fundo tratado tem documentação referente às funções da Associação e da sua gestão interna - como eleições, reuniões, estatutos, entre outros -, das Delegações Regionais e dos grupos de trabalho. Contém documentação referente a eventos, formações, apoios financeiros, cooperações internacionais e nacionais, correspondência, tomadas de posição políticas, entre outros.
Documentação referente a pedidos de financiamento nacionais e internacionais, a exemplo do fundo social europeu, à Junta Nacional de Investigação e Tecnológica (JNICT). Inclui ainda documentação referente a subsídios recebidos do Fundo de Apoio à Comunidade Científica.
Documentação enviada da Delegação Regional do Centro referente a todas as suas atividades e funções. Documentação da autoria da Delegação e produzida no decorrer das suas atividades diárias. Enviada à sede da BAD em Lisboa após a alteração dos estatutos, para a unificação e centralização da Associação.
Documentação dos processos eleitorais para os membros regionais da Delegação Regional do Centro, incluindo boletins de votos, programas das listas candidatas, contagem de votos, entre outros.
Inclui livros de atas da Comissão Diretiva da Delegação Regional do Centro, convocatórias para Assembleias Regionais e respetivas atas, livros de atas do Conselho Fiscal Regional.
Inclui documentação de organização e divulgação de eventos organizados pela Delegação Regional do Centro, a exemplo das II Jornadas das Bibliotecas Universitárias Portuguesas, palestra "Um olhar sobre: a Biblioteca Pública e a Biblioteca Escolar".